Economia
CVM emite alerta contra 4 empresas que tentam captar sem autorização
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) emitiu um alerta ao mercado sobre a atuação irregular da Nymstar Limited, Exness BV, Venico Capital Limited e Vlerizo LTD, empresas sediadas no exterior e que oferecem pela internet plataformas de trade de moedas, metais, ações e outros ativos.
Segundo a Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários (SMI) da CVM, há indícios de que as empresas se apresentam como responsáveis no site exness.com/pt e buscam captar recursos de investidores brasileiros. “Tal prática era feita por meio da página na internet e de perfis em redes sociais”, detalha a CVM.
As quatro empresas não têm autorização da CVM para intermediar valores mobiliários. A autarquia determinou, assim, a imediata suspensão de veiculação de oferta pública de serviços de intermediação de valores mobiliários, de forma direta ou indireta, pelas empresas, sob pena de uma multa diária de R$ 1.000.
Na página na internet, a Nymstar se apresenta como uma corretora de valores sediada em Seicheles. A Exness seria uma intermediária de valores mobiliários de Curaçao. A Exness tem, supostamente, sua sede nas Ilhas Virgens Britânicas e a Vlerizo seria uma provedora de serviços financeiros na África do Sul.
Autor: Bruno Villas Bôas
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1PERFIL | JUSTIÇA
Quem é a juíza Elizabeth Machado Louro, responsável pelo julgamento do Caso Henry Borel
-
2ATAQUE NA PRAIA DE PIEDADE
Menino de 11 anos é atacado por tubarão e passa por cirurgia em Pernambuco
-
3ACIDENTE INDUSTRIAL
Fábrica de fogos de artifício pega fogo e causa explosões em Malta
-
4TÊNIS BRASILEIRO FAZ HISTÓRIA
João Fonseca quebra jejum de mais de 20 anos ao chegar às quartas de final de Roland Garros
-
5CASO HENRY BOREL
Atual mulher de Jairinho depõe no julgamento e minimiza relatos de violência: 'Defeito dele era a infidelidade'