Economia
Alagoas Maior fortalece cooperativas e pequenos produtores alagoanos

Foto: Ascom/Sedetur
Geração de novos empregos e desenvolvimento econômico compõem o Alagoas Maior, programa executado pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Sebrae Alagoas, que vem fortalecendo a economia das mais de 28 cooperativas e pequenos produtores alagoanos.
Criado em 2019, o programa impacta diretamente cerca de 2.180 empreendedores e indiretamente cerca de 10.900 pessoas. Atualmente, ele atua prioritariamente em três regiões do estado – Serrana dos Quilombos, Agreste e Sertão – abrangendo cinco atividades produtivas em 46 municípios, com foco na melhoria do produto de cada negócio, desde sua produção até a embalagem encontrada nas prateleiras, promovendo uma série de consultorias e capacitações.
Segundo o superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial (Suder) da Sedetur, Alay Correia, a criação do Alagoas Maior só tem proporcionado benefícios aos centenas de alagoanos que participam do programa.

“Através desse trabalho, a Sedetur tem estado ao lado do cooperativismo de Alagoas. Temos dado as condições necessárias para essas estruturas produtivas se inserirem no mercado e para que eles tenham uma capacidade de melhorar os produtos que estão fornecendo através dos associados. E o que é mais importante: gerando sustentabilidade no cooperativismo do estado”, destaca.
Ele pontua também que essas mudanças têm transformado os pequenos produtores alagoanos que fazem parte do programa e hoje já conseguem prospectar mercado para seus produtos e gerar renda para as associações das quais fazem parte.
“Alagoas hoje vive um momento diferente na produção cooperativa. Um momento no qual o cooperativismo tem amadurecido e crescido, se tornando uma atividade lucrativa e que possibilita o desenvolvimento econômico de várias regiões do estado”, explica Alay Correia.
O objetivo do Alagoas Maior, que conta com investimento de mais de R$ 2 milhões garantidos pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), é desenvolver as atividades produtivas de Alagoas, alavancando economicamente as regiões contempladas através do fortalecimento dos Micro e Pequenos Negócios.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados