Economia
ICVA: Vendas do Natal de 2021 crescem 11,1% em relação a 2020

As vendas do Varejo no Natal – apuradas entre os dias 19 e 25 de dezembro – cresceram 11,1% em relação a igual período do ano passado, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O e-commerce registrou alta de 38,6% e o varejo físico experimentou expansão de 8,8%.
Segundo o levantamento, os setores com os melhores desempenhos no período foram: Turismo e Transporte (73%), Livrarias, Papelarias e Afins (15,9%), Vestuário e Artigos Esportivos (13,3%), Óticas e Joalherias (8,2%) e Cosméticos e Higiene Pessoal (7,9%). A região Sul registrou a maior alta nas vendas, com 9,6% de crescimento, enquanto na região Nordeste o aumento foi de 6%
De acordo com o Head de Inteligência da Cielo, Pedro Lippi, o faturamento do Varejo no Natal teve comportamento superior ao verificado na Black Friday em novembro. “O grande destaque foi o e-commerce com alta de 38,6%, puxado principalmente pelas vendas do setor de Turismo e Transporte. Sem esse setor, o e-commerce teria um crescimento de 23,2%”, afirma.
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por 1,3 milhão de varejistas credenciados à companhia.
Autor: Talita Nascimento
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil