Economia
PMI composto da zona do euro cai a 54,3 em outubro, menor nível em 6 meses
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 56,2 em setembro para 54,3 em outubro, atingindo o menor patamar em seis meses, segundo dados preliminares divulgados nesta sexta-feira pela IHS Markit.
Apesar da queda, o resultado acima da marca de 50 indica que a atividade do bloco segue se expandindo neste mês, ainda que em ritmo mais contido. A prévia de outubro, no entanto, ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam recuo do PMI composto a 55,2.
O PMI industrial da zona do euro diminuiu marginalmente no mesmo período, de 58,6 para 58,5, tocando o menor nível em oito meses, mas superou o consenso do mercado, de 57,1. O PMI de serviços do bloco, por sua vez, recuou de 56,4 em setembro para 54,7 em outubro. Neste caso, a projeção era de declínio menor, a 55,5.
Autor: Sergio Caldas
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1LUTO NA TELEDRAMATURGIA
Morre Dennis Carvalho, ator e diretor de clássicos como “Vale Tudo” e “Fera Ferida”, aos 78 anos
-
2TEMPO INSTÁVEL
Chuva forte alaga Paraty, deixa moradores ilhados e pertences submersos; veja vídeo
-
3MEMÓRIA
Jaqueta de Dinho, dos Mamonas Assassinas, é encontrada intacta em exumação
-
4ESTADUAL
CRB e ASA voltam a decidir o Alagoano pela quinta vez consecutiva; FAF define datas e locais
-
5JUSTIÇA
Juíza natural de Palmeira dos Índios é convocada para atuar por seis meses no STJ em Brasília