Economia
Para Cepal, elevação de juros na América Latina pode desestimular investimentos
A secretária-geral da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Alícia Barcena, advertiu nesta quinta-feira para o fato de que elevações de juros na região podem “desestimular investimentos”, no quadro atual. A declaração foi dada durante evento virtual, com a presença da diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Carissa Etienne, no lançamento de um relatório das duas entidades sobre os impactos da covid-19 na região.
Bárcena disse que a Celac “se preocupa” com a possibilidade de que altas nos juros e ajustes tributários possam “desencorajar investimentos e também medidas para mitigar os efeitos da pandemia”.
Ela destacou a importância de se fazer investimentos agora para apoiar o quadro econômico e social, inclusive no setor de saúde, lembrando que este tem uso intensivo de pessoal, gerando portanto empregos.
Ao mesmo tempo, notou que houve uma deterioração das contas públicas na região, sobretudo em algumas nações do Caribe. Bárcena mencionou também como dificuldade no quadro atual o aumento no custo da dívida da região, que reduz o dinheiro disponível para outros gastos.
Etienne, por sua vez, foi questionada sobre uma perspectiva para a pandemia nas Américas. Em sua resposta, ela ressaltou que o quadro ainda é de incerteza, com acesso desigual e limitado a vacinas entre os países. Ela disse ser necessário redobrar esforços na vacinação e nas medidas para conter as transmissões, a fim de evitar que a doença se torne “endêmica” e também o surgimento de novas variantes potencialmente mais perigosas do vírus.
Autor: Gabriel Bueno da Costa
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados