Economia
Gasto com habitação sobe 2,56% no IPCA de setembro; energia elétrica é destaque
As famílias brasileiras gastaram 2,56% a mais com habitação em setembro, uma contribuição de 0,41 ponto porcentual para a taxa de 1,16% registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no mês, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A energia elétrica subiu 6,47%. Houve aumento na cobrança da bandeira tarifária, que passou de vermelha patamar 2 em agosto, com acréscimo de R$ 9,492 para cada 100 kWh consumidos, para a bandeira Escassez Hídrica em setembro, que acrescenta R$ 14,20 na conta de luz a cada 100 kWh.
Além disso, houve reajustes tarifários em Belém (PA), Vitória (ES) e São Luís (MA).
A taxa de água e esgoto aumentou 0,37% em setembro, como consequência de reajustes no Recife e Porto Alegre.
Houve redução em Belo Horizonte, decorrente de uma mudança na metodologia de cobrança das tarifas.
O gás encanado subiu 0,29%, devido a reajustes no Rio de Janeiro e em Curitiba. O gás de botijão aumentou 3,91%, acumulando uma alta de 34,67% nos últimos 12 meses.
Autor: Daniela Amorim
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA
Caça J-35 chinês com revestimento prateado mina posição aeronaval dos EUA, diz mídia
-
2DEFESA
Chefe da Marinha britânica reconhece o poderio da frota submarina da Rússia
-
3POLÍTICA
Augusto Cury entra no estúdio da Band e deve participar de debate
-
4ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
5TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
IT Forum abre edição de 35 anos com aposta em ecossistemas como nova força da inovação