Economia
Casa Branca alerta para suspensão de teto da dívida e diz que não há ‘plano B’
A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou nesta quarta-feira que a aprovação da suspensão do teto da dívida do país precisa ser aprovada pelo Congresso, e que não há um “plano B” no tema. Em coletiva de imprensa, ela reforçou que a administração quer um evitar o shutdown, que são “custosos e danosos”, sendo este o principal objetivo, mas indicou que o governo tentará “minimizá-lo se ocorrer”.
Segundo a porta-voz, o tema não deveria ser uma questão política, e a administração espera apoio bipartidário. De acordo com Psaki, o líder republicano no Senado, Mitch McConnell bloqueou iniciativas para a suspensão do teto, o que deixou o governo “desapontado”, lembrando que o legislador já falou em público sobre os risco de um default em outras ocasiões.
A representante citou estudos do Escritório de Orçamento do Congresso (CBO, na sigla em inglês) que estimaram que um shutdown parcial em 2019 causou prejuízos de US$ 11 bilhões.
O principal tema da coletiva foram as votações sobre infraestrutura no Congresso, que tiveram um prazo estabelecido para a quinta-feira. Segundo Psaki, a questão é uma discussão separada da suspensão do teto, e a data foi estabelecida pelos líderes legislativos.
De acordo com a porta-voz, há muito trabalho para se fazer ao longo do dia, e uma serie de negociações seguem ocorrendo. “Não estamos em posição de garantir votação de infraestrutura amanhã, estamos correndo contra relógio”, afirmou a representante, que por sua vez não negou a possibilidade de uma votação posterior.
Sobre as tratativas, “sabíamos que iriam requerer conversas e concessões, todos terão que abrir mão um pouco”, indicou a democrata, que concluiu que o “melhor no momento é unificar democratas e buscar 50 votos no Senado”.
Autor: Matheus Andrade
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados