Economia
Presidente da Comissão Europeia destaca clima e retomada econômica
A Eslovênia assumiu nesta quinta-feira a presidência rotativa da União Europeia, que estava sob o comando de Portugal desde janeiro. Durante uma coletiva de imprensa para saudar a nova liderança, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou a importância do combate à mudança climática e a necessidade de focar na recuperação econômica do bloco.
Ao dizer que a Eslovênia assume o comando da UE em um “momento de virada”, von der Leyen ressaltou que a campanha de vacinação contra a covid-19 tem progredido. “A União Europeia está reabrindo com cautela, estamos agora mudando da gestão de crise para os esforços de recuperação a longo prazo”, frisou.
Von der Leyen caracterizou o fundo de recuperação da crise aprovado em 2020, chamado de “Next Generation EU”, como “motor” da retomada da atividade.
Ela também afirmou que contará com o primeiro-ministro da Eslovênia, Janez Jansa, para aprovar o maior número possível de planos nacionais de recuperação da economia. “Isso é crucial, porque assim o dinheiro começa a fluir agora o mais rápido possível”, declarou.
A presidente da Comissão também relembrou as metas climáticas da UE. Na quarta, entrou em vigor no bloco a Lei do Clima, que prevê redução de 55% das emissões de carbono até 2030, com base nos níveis de 1990, e neutralidade climática em 2050.
Autor: Iander Porcella
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados