Economia
Elmar Nascimento: governo vai mandar MP do racionamento para resolver crise
O relator da Medida Provisória da privatização da Eletrobras na Câmara, deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), defendeu que o governo envie uma medida provisória que trata da crise hídrica que o País enfrenta. Como mostrou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, o governo prepara um texto que institui um comitê que terá poder de criar um “programa de racionalização compulsória” do consumo de energia.
Ele afirmou que aumentos na conta de luz no curto prazo não serão referentes ao seu parecer da MP da Eletrobras, mas pelo uso de mais térmicas movidas a óleo combustível para manter o abastecimento do País.
“Se fala que o governo vai ter, e acho que vai ter que fazer mesmo, de forma urgente, mandar uma MP do racionamento para poder resolver (a situação). Sob pena de que, aliado ao crescimento econômico, a gente tenha um apagão. Hoje só não temos uma crise elétrica por conta de que não houve crescimento econômico na última década”, afirmou.
Segundo ele, é necessário aumentar a geração de energia elétrica para fazer frente à estimativa de crescimento da economia previsto pelo Ministério da Economia. “O governo vai ter que fazer muito mais para poder estar preparado para o que nós queremos, que é o aumento da atividade econômica”, disse. “A cada 1% que incrementa no PIB, há uma necessidade de aumentar 2% a capacidade de geração.”
Autor: Marlla Sabino e Anne Warth
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados