Economia
BC passa a divulgar novas estatísticas de meios de pagamento
O Banco Central passará a divulgar um novo conjunto de estatísticas relacionadas aos meios de pagamentos no Brasil. Os dados abarcam pagamentos de varejo e de cartões de crédito. “Anteriormente, a publicação dos dados ficava a cargo das infraestruturas de mercado financeiro responsáveis pela liquidação de determinado meio de pagamento”, explicou o BC por meio de nota. “Ou seja, para comparar o uso dos diversos instrumentos, era necessário consolidar as informações que estavam dispersas em vários sites. A única publicação comparativa entre os meios de pagamento era a publicação anual feita pelo BC, usualmente em agosto.”
A partir de agora, além de publicar os dados anualmente, o BC atualizará com mais frequência gráficos relacionados aos diferentes meios de pagamento, como Pix, TED, DOC, boleto, cheque, TEC, transferência interbancária, débitos diretos e saques.
“O propósito do BC é permitir o acompanhamento do mercado de pagamentos de varejo de uma forma mais tempestiva e amigável na página que acaba de ir ao ar”, disse o BC. “A intenção é que o espaço facilite a análise sobre o uso dos diversos meios de pagamento e permita o acompanhamento da digitalização dos pagamentos. Para o BC, o monitoramento desses dados é importante para subsidiar a formulação de políticas públicas e a análise de resultado da regulação para incentivar a digitalização e a inovação do setor.”
Os dados estão disponíveis em https://www.bcb.gov.br/estatisticas/spbadendos.
Autor: Fabrício de Castro
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista