Economia
G7: política monetária vai continuar a suportar a recuperação econômica
O G7 afirmou em documento publicado neste sábado, que segue a trabalhar para garantir uma recuperação global forte após a crise provocada pela pandemia de covid-19. “A política monetária continuará a apoiar a recuperação econômica após os impactos da pandemia e a garantir a estabilidade de preços, em conformidade com os mandatos dos bancos centrais”, escrevem os ministros de finanças e líderes de bancos centrais do grupo.
O G7 promete no texto manter estímulos à recuperação enquanto for necessário: “Comprometemo-nos a manter o apoio às políticas enquanto for necessário e investir para promover o crescimento, criar empregos de alta qualidade e enfrentar as mudanças climáticas e as desigualdades”
Eles pontuam que o compromisso com a situação fiscal dos países no longo prazo, porém, não pode ser esquecido. “Uma vez que a recuperação esteja firmemente estabelecida, precisamos garantir a sustentabilidade de longo prazo das finanças públicas para nos permitir responder a crises futuras e enfrentar os desafios estruturais de longo prazo, inclusive para o benefício das gerações futuras”, afirmam.
O grupo também reforçou compromissos cambiais já estabelecidos: “Reafirmamos nossos compromissos cambiais conforme elaborados em maio de 2017. Trabalharemos para construir um sistema econômico global seguro, resiliente e aberto”, diz o documento.
Autor: Talita Nascimento
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados