Economia
Euro digital precisa garantir privacidade, aponta pesquisa do BCE
Privacidade é a preocupação número 1 dos europeus no que diz respeito ao eventual lançamento de um futuro euro digital, segundo resultados de uma pesquisa divulgada pelo Banco Central Europeu (BCE) nesta quarta-feira. Durante consulta pública de quatro meses que se encerrou em 12 de janeiro, o BCE atraiu o recorde de mais de 8.200 respostas. Do total, 94% vieram de cidadãos europeus e o restante, de profissionais de negócios.
Para 43%, privacidade é a característica mais desejável de um euro digital. A segunda questão mais importante é a segurança, apontada por 18% dos que se manifestaram.
Em seguida, 11% disseram ser crucial que a moeda possa ser utilizada como forma de pagamento em toda a zona do euro.
Já 9% querem garantir que não haverá custos adicionais com o uso do euro digital e 8% esperam que a moeda seja funcional em ambientes offline.
“Faremos o possível para que o euro digital atenda as expectativas dos cidadãos destacados na consulta pública”, disse Fabio Panetta, dirigente do BCE, ao apresentar a pesquisa.
Autor: Sergio Caldas
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo