Economia
China: PMI industrial desacelera a 53 em dezembro, de 54,9 em novembro
O Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da China desacelerou a 53,0 pontos em dezembro, de 54,9 em novembro, informaram nesta segunda-feira (4) a IHS Markit e a Caixin. Quando acima de 50 pontos, o PMI indica expansão na atividade em relação ao mês anterior.
“Em dezembro, o impacto negativo da pandemia na economia doméstica arrefeceu e a indústria de transformação continuou a se recuperar”, afirmou o economista sênior da Caixin Wang Zhe, em nota. “Em termos de tendência, esperamos que a recuperação da economia na era pós-epidemia continue por vários meses e que os indicadores macroeconômicos sejam mais fortes nos próximos seis meses, levando em conta a baixa base da primeira metade de 2020.”
Os índices de produção e novos pedidos cederam em relação a novembro, mas permaneceram acima dos 50 pontos, segundo a pesquisa. O aumento dos preços de commodities levou o indicador de custos de insumos ao nível mais alto desde dezembro de 2017 e o indicador de preços dos produtos para o maior nível desde junho de 2018. O indicador de empregos ficou levemente abaixo dos 50 pontos, indicando estabilidade.
Autor: Cícero Cotrim
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido