Economia
Boa Vista: índice de recuperação de crédito cai 3,3% em fevereiro ante janeiro
O índice que mede a recuperação de crédito no País apresentou queda de 3,3% em fevereiro em relação a janeiro, com ajuste sazonal, informa a Boa Vista. Em 12 meses, cedeu 2,2%. No entanto, o indicador subiu 2,2% na comparação com fevereiro de 2019.
Conforme a Boa Vista avalia em nota, a queda do indicador de registros de inadimplência em 12 meses sugere que boa parte dos consumidores ainda está conseguindo manter em dia o pagamento de novas dívidas.
Por outro lado, o texto cita que além da segunda queda mensal consecutiva, o indicador de recuperação também segue negativo nesta base de comparação (-2,2% em fevereiro), mostrando a dificuldade que os consumidores com dívidas em atraso encontraram para reequilibrarem sua situação financeira e saírem do cadastro de inadimplentes nos últimos meses”, afirma. Entre os principais fatores por trás desta dificuldade estão os elevados níveis de desocupação e subutilização da mão de obra e o fraco crescimento da renda, menciona.
Todas as regiões pesquisadas registraram queda no mês passado no confronto com janeiro. No mesmo sentido, na comparação interanual, apenas a região Sul apresentou resultado negativo, com variação de -2,4%.
Em termos regionais, o acumulado em 12 meses apresentou alta apenas na região Norte (1%). Em sentido oposto, na região Sul foi registrada a maior redução (-5,9%), seguida do Centro Oeste (-1,8%), Sudeste (-1,7%) e Nordeste (-1,5%).
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
3TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores