Economia
Empréstimos na China sofrem forte queda em fevereiro com impacto de coronavírus
Os bancos da China desaceleraram fortemente o ritmo de liberação de empréstimos em fevereiro, após o recorde visto no mês anterior, à medida que o impacto da epidemia de coronavírus limitou a tomada de crédito pessoal.
Dados do Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês) mostraram hoje que os bancos do país concederam 905,7 bilhões de yuans (US$ 130,19 bilhões) em empréstimos no mês passado, representando menos de um terço do valor inédito de 3,34 trilhões de yuans registrado em janeiro.
O resultado de fevereiro ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam 1,05 trilhão de yuans em novos empréstimos.
O financiamento social total, uma medida mais ampla do crédito na economia chinesa, também sofreu um tombo entre janeiro e fevereiro, do montante também recorde de 5,07 trilhões de yuans para 855,4 bilhões de yuans.
Já a base monetária da China (M2) teve acréscimo anual de 8,8% em fevereiro, maior do que o ganho de 8,4% verificado em janeiro. Economistas projetavam avanço menor no último mês, de 8,5%. Fonte: Dow Jones Newswires.
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1ANÁLISE MILITAR
Caça russo Su-35S é considerado superior ao F-16 e F-22 por especialista
-
2FUTEBOL
Náutico vence a Ponte Preta e fica na parte de cima da tabela da Série B do Brasileirão
-
3GASTRONOMIA
Comida di Buteco valoriza verduras em petiscos na 19ª edição; conheça as novidades dos bares
-
4FUTEBOL
Avaí arranca empate com o Sport no último lance na Ilha do Retiro pela Série B
-
5ECONOMIA E PREVIDÊNCIA
INSS inicia pagamento antecipado do 13º salário em 24 de abril; confira o calendário