Economia
Coronavírus prejudicará muitos países ao longo do 2º tri, diz Moody’s
A Moody’s afirmou em comunicado que o coronavírus prejudicará o crescimento econômico de muitos países ao longo do segundo trimestre. Segundo a agência de classificação de risco, a retomada das atividades econômicas normais dependerá de quanto tempo se levará para conter a disseminação global do vírus.
A agência diz que tem revisado todas suas projeções para os países do G-20.
“O surto de coronavírus tem se disseminado rapidamente fora da China para uma série de grandes economias. Parece agora quase certo que, mesmo que o vírus seja contido rapidamente, o surto prejudicará a atividade econômica global até bem entrado o segundo trimestre deste ano”, avalia a agência.
Segundo ela, os anúncios de autoridades sugerem que a resposta política ao problema deve ser “forte e direcionada”. As medidas devem ajudar a limitar os estragos nas economias individuais, acredita.
Em seu comunicado, a agência cortou a projeção de crescimento do G-20 em 2020, de 2,4% para 2,1%.
Para a China, a redução foi de 5,2% a 4,8%, enquanto a dos EUA passou de 1,7% para 1,5%.
No caso do Brasil, a projeção de crescimento foi reduzida de 2,0% para 1,8%, também por causa dos impactos do coronavírus.
A demanda fraca deve ainda se traduzir em preços de commodities em geral contidos, com preços de commodities em geral e do petróleo seguindo voláteis, segundo a Moody’s.
Autor: Gabriel Bueno da Costa
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias