Curiosidades
Morre Dennis Carvalho, ator e diretor de novelas como 'Vale Tudo' e 'Fera ferida', aos 78 anos
Figura importante da história da teledramaturgia brasileira, ele atuou em 28 produções e dirigiu outras 36 obras na televisão
Dennis Carvalho, renomado ator, diretor e dublador brasileiro, morreu na manhã deste sábado (28), no Rio de Janeiro, aos 78 anos. Figura central na história da teledramaturgia nacional, ele estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana. Dennis deixa três filhos: Leonardo Carvalho, Tainá e Luíza.
A informação foi confirmada pelo hospital, por meio de nota: "O Copa Star confirma com pesar o falecimento de Dennis de Carvalho neste sábado e se solidariza com a família, amigos e fãs por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes".
Ao longo de uma carreira brilhante, Dennis Carvalho dirigiu 36 novelas e atuou em 28 produções televisivas. No cinema, interpretou nove personagens. Como dublador, emprestou sua voz a personagens marcantes como Roger "Race" Bannon em "Jonny Quest", cabo Rusty em "Rin Tin Tin", Capitão Kirk em "Jornada nas Estrelas" e Jerry em "O Túnel do Tempo".
Sua ligação com a televisão começou cedo: aos 11 anos, fez seu primeiro teste para a TV Paulista, na novela "Oliver Twist". Em 1964, ingressou na TV Tupi, participando de diversos teleteatros. Contudo, foi na Globo que consolidou sua trajetória de sucesso, permanecendo na emissora por 47 anos, até meados de 2022.
Como ator, Dennis participou de novelas como "Ídolo de pano", "Pecado Capital", "Brilhante", "Brega & chique" e "Vale Tudo" — esta última também dirigida por ele. Na direção, assinou títulos emblemáticos como "Roda de Fogo", "Explode Coração", "Celebridade" e "Paraíso Tropical".
Além das novelas, Dennis Carvalho inovou a linguagem televisiva ao dirigir minisséries e seriados marcantes, como "Malu Mulher", "Anos Rebeldes" e "A Justiceira". Também deixou sua marca no humor, com o sucesso de "Sai de Baixo".
Em entrevista ao jornal O Globo neste ano, Dennis relembrou ter passado 40 anos "fazendo novela todo dia". Durante a pandemia, decidiu se afastar temporariamente da televisão e investir na direção de musicais para o teatro — campo no qual estreou com êxito em 2013, com “Elis, a Musical”, e depois com “Clube da Esquina — Os sonhos não envelhecem”, sobre o movimento liderado por Milton Nascimento.
"De repente, durante a pandemia, eu não tinha nada para fazer, fiquei desesperado dentro de casa. Comecei a ver séries e filmes, e o tempo não passava. Mas isso me permitiu refletir bastante", contou Dennis à época.
Na vida pessoal, Dennis Carvalho foi casado com a professora de educação física Maria Tereza Schimidt e com as atrizes Bete Mendes, Christiane Torloni, Monique Alves, Tássia Camargo, Ângela Figueiredo e Deborah Evelyn.
Mais lidas
-
1A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
2RODOVIAS
Obras da ponte entre Penedo (AL) e Neópolis (SE) avançam e ultrapassam 60% de execução
-
3POLÍTICA
Lista dos deputados federais eleitos no Rio de Janeiro (RJ)
-
4SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
5POLÍTICA
Memes não se tornam votos: Menina da Bota, Caneta Azul e Inês Brasil têm pouco mais de 20 mil e não se elegem