Curiosidades

Enrique Diaz celebra centenário do pai, Juan Díaz Bordenave

Ator destaca legado do diplomata e educador paraguaio, autor de obras referência em comunicação

Agência O Globo - 05/02/2026
Enrique Diaz celebra centenário do pai, Juan Díaz Bordenave
O ator Enrique Diaz - Foto: Reprodução / Instagram

O ator Enrique Diaz utilizou suas redes sociais nesta quinta-feira (5) para homenagear o centenário de nascimento do pai, o diplomata e pensador paraguaio Juan Díaz Bordenave. Em uma publicação no Instagram, que já soma quase 800 curtidas até o momento, Enrique destacou a trajetória e o impacto do pai na educação e comunicação.

"Uma figura, um humor super específico e amoroso. Muito muito atento com o ideal de justiça social, e sobretudo com questões de educação, de participação. Inclusive escreveu dois daqueles livrinhos da Coleção Primeiros Passos, 'O que é Comunicação' e 'O que é Participação'. Foi parceiro e interlocutor de Paulo Freire, parceiro e amigo de Frei Betto e Leonardo Boff, viveu e trabalhou no México, Costa Rica, Peru, Paraguai, Brasil, escreveu livros que até hoje são usados em cursos de comunicação, deixou um legado no pensamento sobre educação participativa, semeou utopias, como se diz. O tipo de figura cujo pensamento seria (é) essencial no mundo hoje", escreveu o ator.

Enrique, vale lembrar, é irmão do também ator Chico Diaz. Ambos são filhos de Juan Díaz Bordenave com a tradutora brasileira Maria Cândida Rocha. Devido à carreira diplomática do pai, os irmãos nasceram em países diferentes: Enrique nasceu no Peru e Chico, no México.

Veja abaixo a publicação de Enrique Diaz: