Curiosidades

Cine Copan reabre após 40 anos com nova proposta cultural e espaço ampliado

Espaço volta ao público com peça 'Hamlet', fecha para reforma e reabre em 2027 como Nu Cine Copan, com cinema, teatro e eventos culturais.

Agência O Globo - 04/02/2026
Cine Copan reabre após 40 anos com nova proposta cultural e espaço ampliado
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O icônico edifício Copan, projetado por Oscar Niemeyer no Centro de São Paulo, terá novamente um cinema em funcionamento após quatro décadas. O antigo Cine Copan, fechado desde os anos 1980, será reaberto sob o nome Nu Cine Copan, resultado de uma parceria de cinco anos com o Nubank e gestão da Viva do Brasil, que adquiriu o espaço.

A reabertura definitiva está prevista para 2027, mas, a partir de 19 de fevereiro, o local receberá a peça “Hamlet”, dirigida por Rafael Gomes e estrelada por Gabriel Leone, com sessões até maio. Após essa temporada, o espaço fechará para uma reforma de um ano, visando a retomada das sessões de cinema. Os ingressos para a peça já estão à venda, com valores a partir de R$ 40 (meia-entrada).

O Cine Copan foi inaugurado em agosto de 1970, quatro anos após o edifício, oferecendo 1.200 lugares em uma estrutura luxuosa. Em 1986, o cinema fechou as portas. Posteriormente, o espaço de 1,8 mil metros quadrados abrigou a Igreja Renascer, até ser interditado pela prefeitura em 2008 por problemas estruturais.

De acordo com Isabela Abbês, diretora de marketing do Nubank, o novo cinema terá ingressos acessíveis e será adaptado para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, com a instalação de rampas e novos elevadores. Clientes do Nubank terão direito à meia-entrada nas sessões.

A sala contará com 442 lugares — acima da média da cidade — e uma tela de LED de 17 metros de largura. O espaço será híbrido, abrigando não apenas sessões de cinema, mas também eventos públicos, lançamentos de séries e filmes.

O projeto contempla ainda a integração com um novo espaço de lazer, que reunirá cafés, restaurantes, bares, exposições de arte e eventos culturais, em parceria com o Pivô, plataforma de arte contemporânea já instalada no Copan. Duas passarelas ligarão o cinema a esse novo ambiente, localizado no segundo andar e com acesso à varanda.

“Você vai encontrar muito mais do que só um filme. Haverá foyer, galeria, café, bar, eventos e programação cultural, proporcionando uma experiência 360. Por exemplo, durante o lançamento de um grande filme, poderá ocorrer uma exposição ou ativação relacionada ao tema”, explica Thiago Albanese, da Viva do Brasil.

A fachada manterá as características originais, incluindo a tradicional tipografia do Cine Copan. Embora o interior não seja tombado, a reforma aguarda autorização do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) para a pintura do teto do cinema.

A programação deverá priorizar o cinema brasileiro e títulos de apelo popular, conforme José Aragão, CEO da Viva do Brasil, embora a empresa responsável pela curadoria ainda não tenha sido definida. “Ainda não sabemos quem será a programadora, mas contamos com a experiência de Paulo Barcellos, da O2 Filmes, um dos sócios do projeto. O foco será o cinema nacional, mas também teremos espaço para filmes populares e eventos especiais, garantindo a sala sempre cheia”, afirma Aragão.