Curiosidades

Oscar 2026: Polêmicas de 'Marty Supreme' podem reforçar chances de Wagner Moura contra rival Timothée Chalamet; entenda

Desgaste em torno do filme de Josh Safdie pode abrir espaço para o brasileiro na corrida pela estatueta de melhor ator

Agência O Globo - 01/02/2026
Oscar 2026: Polêmicas de 'Marty Supreme' podem reforçar chances de Wagner Moura contra rival Timothée Chalamet; entenda
Timothée Chalamet em 'Marty Supreme' - Foto: Reprodução / Instagram

Com nove indicações ao Oscar e a maior bilheteria da história da produtora A24, "Marty Supreme" está cercado de polêmicas. O longa tem chances reais de conquistar várias estatuetas, incluindo a de melhor ator para o astro Timothée Chalamet, considerado o principal rival do brasileiro Wagner Moura na categoria.

Entenda as polêmicas:

A primeira controvérsia envolve o diretor Josh Safdie. Este é seu primeiro filme após a ruptura artística com o irmão, Benny, com quem dirigiu títulos como "Jóias Brutas" (2019). Após anos de parceria, os irmãos seguiram caminhos diferentes em 2025. Josh dirigiu "Coração de Lutador", que teve repercussão bem menor do que "Marty Supreme".

A separação já havia alimentado rumores, mas um recente texto do site California Post reacendeu especulações ao afirmar que o rompimento teria sido causado por um incidente no set de "Bom Comportamento" (2017). Na ocasião, o ator Buddy Duress teria cometido assédio sexual contra uma atriz de 17 anos durante as filmagens. Segundo a reportagem, Josh teria continuado a gravar a cena, e o episódio teria sido “a gota d’água” para Benny.

Pessoas próximas aos irmãos, entretanto, afirmam que a relação é mais complexa e que, apesar do distanciamento profissional, eles mantêm contato pessoalmente.

Além disso, Josh enfrenta novas polêmicas. A família de Marty Reisman, lendário jogador de tênis de mesa que inspirou "Marty Supreme", declarou ao Daily Mail que não autorizou a obra e acusou os produtores de explorarem o nome e a história de Reisman sem compensação financeira. Josh Safdie, por sua vez, sustenta que o filme é uma obra de ficção, apenas “homenageando” Reisman.

Assim como ocorreu com Emilia Perez no ano passado, quando antigas declarações da atriz repercutiram negativamente e afetaram a campanha do filme, insiders de Hollywood acreditam que as controvérsias em torno de "Marty Supreme" podem enfraquecer suas chances no Oscar — inclusive a de Timothée Chalamet como melhor ator. O editor cultural do site The Bulwark, Sonny Bunch, sugeriu no X (antigo Twitter) que há uma campanha de difamação nos bastidores, típica da temporada de premiações, ainda que adaptada à era das redes sociais.

O cenário permanece incerto, mas esse desgaste pode abrir espaço para adversários diretos na disputa, como Wagner Moura, astro de "[nome do filme de Wagner Moura]", que pode se tornar uma opção mais “segura” para a Academia. Vale lembrar, no entanto, que isso não torna o brasileiro automaticamente favorito, já que outros nomes de peso seguem cotados, como Leonardo DiCaprio ("Uma batalha após a outra"), Michael B. Jordan ("Pecadores") e Ethan Hawke ("Blue Moon").