Curiosidades
Natalie Portman, Billie Eilish e Olivia Wilde se posicionam contra governo Trump
Glenn Close e Edward Norton também criticam duramente a ICE, agência anti-imigração fortalecida na gestão republicana
A atuação violenta de agentes da ICE (agência federal anti-imigração, fortalecida durante o governo Trump) resultou em protestos massivos na capital de Minnesota, Minneapolis, mobilizando grandes nomes de Hollywood. Diversos artistas têm se manifestado contra os ataques a manifestantes e criticado as políticas migratórias do governo republicano. No Festival de Cinema de Sundance, realizado no último fim de semana, vários atores exibiram brochês com a inscrição "ICE out" ("Fora ICE") e deram entrevistas condenando a violência e lamentando o atual momento político dos Estados Unidos.
Edward Norton
Integrante do elenco de "The Invite", dirigido por Olivia Wilde e exibido em Sundance, o ator foi um dos mais enfáticos, comparando a ICE à Gestapo, a polícia secreta nazista de Hitler. “Hoje, a questão é: ‘O que faremos diante de uma Gestapo atirando em massa contra cidadãos americanos?’”, afirmou Norton. “Estamos aqui falando de filmes enquanto um exército ilegal é montado contra cidadãos dos EUA.”
Natalie Portman
Nascida em Jerusalém, Natalie Portman participou do festival como produtora e atriz de "The Gallerist". Ela foi categórica em sua fala: “O que está acontecendo neste país é absolutamente horrível. O governo federal, Trump, Kristi Noem, a ICE, o que estão fazendo é o pior da humanidade. Ao mesmo tempo, vemos o melhor das pessoas, que ajudam imigrantes com alimentos e itens essenciais para que não precisem sair de casa e evitar riscos com agentes.”
Olivia Wilde
Diretora de "The Invite", Olivia Wilde comentou sobre o clima de tristeza durante o tapete vermelho da estreia. “Estamos aqui celebrando algo belo e esperançoso no cinema, mas o mundo e este país estão sofrendo. É revoltante.”
Zoey Deutch
Protagonista de "Nouvelle Vague", Zoey Deutch falou sobre a brutalidade da ICE e o sentimento ambíguo de nacionalidade. “Tenho orgulho ao ver comunidades se unindo, mas também muita vergonha pelo modo como o governo lida com a situação. Quero estar ao lado do povo de Minnesota.”
Billie Eilish
Ao receber um prêmio por seu ativismo ambiental, Billie Eilish fez um discurso contundente contra a ICE, dias antes da morte de Alex Pretti, o segundo cidadão americano morto por agentes da agência durante protestos em Minneapolis. “É estranho ser celebrada por lutar pela justiça ambiental quando isso parece inatingível, dado o estado do país. Vemos vizinhos sequestrados, manifestantes sendo agredidos e mortos, direitos civis sendo retirados, cortes em recursos para combater a crise climática, e o acesso à alimentação e saúde se tornando privilégio dos ricos. Proteger o planeta e as comunidades não é prioridade desta administração. É difícil celebrar quando não nos sentimos seguros nem em casa, nem nas ruas”, afirmou a cantora.
Glenn Close
Nesta segunda-feira, em vídeo publicado nas redes sociais, a atriz indicada a oito Oscars declarou-se “indignada e enojada” com os acontecimentos recentes. “Tenho visto nossa democracia ser sistematicamente destruída, junto das instituições que, apesar de imperfeitas, estabilizavam nossa sociedade. Estou indignada e enojada com o que ocorre sob o regime de Trump: crueldade, desumanidade, corrupção, covardia, hipocrisia e agora o assassinato a sangue frio de cidadãos americanos.”
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EMPURRANDO COM A BARRIGA
MP convoca prefeita de Palmeira dos Índios por descumprir cronograma de concurso público