Curiosidades

Morre Bira Haway, produtor de samba e pagode e pai de Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, aos 74 anos

Produtor foi internado com insuficiência cardíaca e morreu neste domingo (25)

Agência O Globo - 26/01/2026
Morre Bira Haway, produtor de samba e pagode e pai de Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, aos 74 anos
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Ubirajara de Souza, conhecido como Bira Haway, pai do cantor Anderson Leonardo e um dos principais produtores de samba e pagode do Rio de Janeiro, morreu neste domingo (25), aos 74 anos, no Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes, Zona Oeste do Rio.

Bira iniciou sua trajetória musical como percussionista nas noites paulistanas. O nome artístico, que o acompanhou por toda a carreira, surgiu a partir de um estúdio onde gravava frequentemente. Além de músico, foi cantor e intérprete de escolas de samba, chegando a comandar a Estácio de Sá no primeiro ano de Ciça como Mestre de Bateria.

Na década de 1980, Bira passou a atuar como produtor musical, colaborando com diversos grupos de samba e pagode, como Molejo, Exaltasamba, Soweto, Samprazer e Grupo Revelação.

Recentemente, Bira Haway enfrentou problemas de saúde e precisou amputar uma das pernas, abaixo da coxa, no Hospital Miguel Couto, na Zona Sul do Rio, tendo recebido alta posteriormente. Na última quarta-feira, passou mal e foi internado na UPA da Cidade de Deus, onde foi diagnosticada insuficiência cardíaca. Transferido para o Hospital Carlos Chagas, não resistiu e faleceu neste domingo.

No perfil oficial do Molejo no Instagram, o grupo lamentou a perda do produtor: "Hoje o nosso coração se despedaça. Perdemos quem mais acreditava em nós: nosso paizão, nosso guia, nosso mestre, produtor e diretor. Obrigado por cada ensinamento, por cada puxão de orelha que nos fez melhor, por cada abraço que nos deu coragem."

Artistas como Délcio Luiz, Fred Camacho, Ronaldo Barcellos, João Martins, Tonho Matéria e Buchecha também prestaram homenagens nas redes sociais.