Curiosidades

Confusão em Sundance: homem é preso após ataque de cunho racista em evento do festival

Agressor invadiu festa na sexta-feira (23) e deu um soco em deputado americano negro

Agência O Globo - 25/01/2026
Confusão em Sundance: homem é preso após ataque de cunho racista em evento do festival
O deputado americano Maxwell Alejandro Frost - Foto: Reprodução / Instagram

Um homem foi preso na noite de sexta-feira (23) durante uma festa paralela ao Festival de Sundance, em Park City, nos Estados Unidos. O evento, promovido pela agência de talentos CAA, foi palco de uma agressão ao deputado americano Maxwell Alejandro Frost, ocorrida no bar High West Saloon, tradicional ponto de encontro do festival.

De acordo com a revista Variety, testemunhas relataram que o agressor, um homem branco, protagonizou um episódio de cunho racial dentro do banheiro do estabelecimento. Ele teria feito comentários exaltando o fato de ser “branco” e, ao sair do local, desferiu um soco em Frost. A equipe de segurança agiu rapidamente, contendo o agressor, que foi detido posteriormente pela polícia.

Em comunicado oficial, o Departamento de Polícia de Park City identificou o suspeito como Christian Young. Segundo as autoridades, Young entrou ilegalmente na festa privada após ser impedido por não possuir convite. Já dentro do bar, ele agrediu o deputado da Flórida e uma mulher que participava do evento.

Christian Young foi encaminhado à prisão do condado de Summit, sendo autuado por invasão qualificada de propriedade e por duas acusações de agressão simples.

No sábado (25), Maxwell Frost, parlamentar democrata e um dos mais jovens do Congresso dos EUA, confirmou o ataque em publicação na rede social X. “Na noite passada, fui agredido por um homem no Festival de Sundance que me disse que Trump iria me deportar antes de me dar um soco no rosto”, relatou. Segundo Frost, o agressor gritava frases racistas enquanto fugia embriagado. “Ele foi preso e eu estou bem”, acrescentou, agradecendo à equipe de segurança do local.

A agência CAA, uma das principais representantes de artistas e negociadora de filmes independentes em Sundance, preferiu não comentar o episódio.

Esta edição marca a despedida do Festival de Sundance de Park City. A partir de 2027, o evento será transferido para o estado do Colorado.