Curiosidades
'Histórico' e 'imponente': Veja reação da imprensa internacional às indicações de 'O Agente Secreto' no Oscar 2026
Longa dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho conquistou indicações para as categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator e Melhor Direção de Elenco
A indicação de 'O Agente Secreto' ao Oscar 2026 rendeu homenagens e elogios tanto no Brasil quanto no exterior. A imprensa internacional utilizou uma extensa lista de adjetivos para descrever o filme e a atuação de Wagner Moura — da performance "histórica" destacada pelo americano LA Times à trama "envolvente" ressaltada pelo britânico The Guardian. O reconhecimento faz jus ao número de estatuetas que o longa do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho pode conquistar na cerimônia marcada para 15 de março.
'O agente secreto', 'Marty Supreme', 'Hamnet' e mais:
Saiba quem é Adolpho Veloso,
Veja a seguir como a imprensa internacional reagiu às indicações de "O Agente Secreto" ao Oscar 2026:
Após a divulgação oficial das indicações, realizada na tarde desta quinta-feira, a revista americana Variety, referência em entretenimento, publicou uma matéria especial destacando a indicação de Wagner Moura a Melhor Ator Principal. "Wagner Moura pegou a tocha do Brasil no Oscar", escreveu a revista, em alusão à campanha de Fernanda Torres e "Ainda Estou Aqui" na disputa de 2025.
"O ator de 49 anos fez história ao ser indicado à categoria de melhor ator por sua performance imponente como um professor se escondendo em meio ao caos político da ditadura militar brasileira", completou o site.
Já o The Hollywood Reporter destacou a possibilidade de o Brasil quebrar um jejum de 40 anos desde a última vez em que o Oscar de Melhor Filme Internacional foi concedido a produções do mesmo país em edições consecutivas. “É uma sucessão de eventos impressionante para a Academia, visto que até 'Ainda Estou Aqui', o Brasil jamais havia vencido a categoria”, escreveu o site americano.
O jornal californiano LA Times também dedicou uma matéria especial à performance de Wagner Moura, que interpreta o protagonista Armando. No texto, a conquista do artista é descrita como "histórica" e "um regresso às origens após trabalhar em produções estrangeiras por mais de uma década".
O veículo ainda ressalta o pioneirismo da indicação do baiano, primeiro homem brasileiro a concorrer na categoria, fato também citado pelo espanhol El País. Os dois periódicos relembram ainda a vitória de Moura no Globo de Ouro de Melhor Ator de Drama, comparando-a ao prêmio de Fernanda Torres como Melhor Atriz de Drama no ano passado.
O britânico The Guardian classifica o trabalho do ator brasileiro como "histórico", mas reserva a maior parte dos elogios ao filme, descrito como "estranhamente envolvente e continuamente eletrizante", traçando um paralelo com o clássico "Profissão: Repórter" (1975), do cineasta italiano Michelangelo Antonioni. Ao final, o diário reforça: "É ótimo ver que 'O Agente Secreto' segue conquistando apoio desde a estreia em Cannes".
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
3TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
4ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano