Curiosidades

Preparador físico de Sydney Sweeney detalha mudanças no corpo da atriz e ressalta dedicação: 'É o ideal? Não'

Atriz relata surpresa com alterações físicas ao viver boxeadora em filme inédito no Brasil: 'Meus seios cresceram'

Agência O Globo - 15/01/2026
Preparador físico de Sydney Sweeney detalha mudanças no corpo da atriz e ressalta dedicação: 'É o ideal? Não'
Sydney Sweeney - Foto: Reprodução/internet

Ao encerrar as gravações de filmes intensos, mudanças físicas e psicológicas costumam marcar os atores. Para Sydney Sweeney, protagonista de "Christy" — longa ainda inédito no Brasil sobre a lendária boxeadora americana Christy Martin —, o impacto foi principalmente corporal. "Mudei fisicamente por causa do papel, então, de certa forma, eu continuava chegando em casa como Christy. Mas as emoções, as lutas e os traumas que ela atravessou, tentei não levá-los comigo", contou à revista americana "W".

Responsável pela transformação da atriz, o australiano Jono Castano, personal trainer e influenciador digital com quase 1 milhão de seguidores, explica que a exigência é extrema quando o objetivo é remodelar o corpo para um papel. "A profissão está em jogo", afirma Castano, que destaca a dedicação de artistas como Sydney Sweeney, internacionalmente conhecida por "Euphoria", série da HBO cuja nova temporada estreia em 12 de abril.

"Meu corpo era completamente diferente. Minhas roupas não serviam. Normalmente uso calça jeans tamanho 23 e estava usando 27. Meus seios cresceram. E minha bunda ficou enorme. Foi uma loucura! Eu pensava: 'Oh, meu Deus'", relatou Sydney sobre o processo de transformação para viver Christy Martin. Atualmente, a atriz também está no elenco de "A empregada" (2025), em cartaz nos cinemas brasileiros.

Segundo reportagem do jornal espanhol "El País", preparadores físicos como Castano são responsáveis por esculpir corpos de atores em tempo recorde. Para atingir o físico exigido para "Christy", a receita foi clara: "Se exercitar e comer de forma equilibrada", frisa Castano, embora ressalte que o método é específico para a profissão.

Há oito anos transformando corpos, Castano já atendeu nomes como Rebel Wilson, a quem ajudou a perder mais de 25 quilos. "A diferença entre alguém que se prepara para um papel e alguém com um trabalho de escritório é enorme, porque para eles isso é a profissão. Eles se dedicam 110% e têm tempo e orçamento para treinar todos os dias. Ter um personal trainer diariamente é caro, mas eles podem pagar", explica.

Para Sydney Sweeney, a rotina incluiu cerca de duas horas de treino diárias, cinco vezes por semana, com direito a dias de recuperação ativa, sauna e banhos de gelo. O resultado: mais de 13 quilos ganhos para o papel.

Castano reforça que o processo não é realista para quem não depende disso profissionalmente. "Seria muito difícil para alguém com um trabalho das 9h às 17h. Você não tem tanto tempo para se recuperar, tem estresse profissional, não dorme o suficiente e não pode parar o trabalho para comer a cada duas horas. Por isso, não é realista para a população em geral." Ele faz uma ressalva: "É o ideal? Não, porque perder peso tão rápido não é sustentável. O saudável é perder peso de forma gradual. Mas isso é a profissão deles. É como os lutadores de UFC que precisam perder uma quantidade de peso para entrar em determinada categoria. Eles fazem perdas drásticas, e tudo é controlado com nutrição".

Quando o projeto termina, o desafio é outro: voltar à rotina. Sydney Sweeney, por exemplo, retornou ao peso inicial em apenas sete semanas para iniciar as gravações de "Euphoria". "Você dedica muito tempo para alcançar um resultado e, depois, quando acaba, se pergunta: 'E agora?'", conclui Castano.