Curiosidades
Pintura gótica vendida por R$ 188 há 70 anos é reencontrada nos EUA com ajuda de inteligência artificial
Obra de Nicolás Francés, desaparecida desde 1957 após ser vendida por uma paróquia de Zamora, foi localizada em museu de Massachusetts por meio do Google Lens
Uma pintura gótica assinada por Nicolás Francés, datada do século XV e considerada desaparecida há quase 70 anos, foi localizada recentemente em um museu dos Estados Unidos graças ao uso de inteligência artificial. A obra Procissão ao Monte Gargano, que permaneceu por cerca de cinco séculos na igreja de San Miguel, em Villalpando, na província espanhola de Zamora, havia sido vendida em 1957 por pouco mais de 5 mil pesetas — valor equivalente hoje a aproximadamente 30 euros, ou cerca de 188 reais.
O painel fazia parte de um conjunto dedicado a São Miguel Arcanjo, integrando o retábulo da igreja local. Na época, por conta da escassez de recursos para manutenção dos templos, o pároco optou por vender parte do acervo para financiar reformas na casa paroquial. Segundo registros, uma dúzia de painéis góticos foi negociada por valores entre 50 mil e 60 mil pesetas.
A redescoberta foi possível após uma investigação conduzida pelo historiador Jaime Gallego, da Fundação Zamorarte. O trabalho começou no verão europeu de 2025 e ganhou novo fôlego com a digitalização de um negativo fotográfico em preto e branco, feito pelo marchand e historiador catalão José Gudiol Ricart. A imagem foi submetida ao Google Lens, ferramenta de reconhecimento visual do Google, que direcionou os pesquisadores ao Museu de Springfield, em Massachusetts.
No museu americano, a obra estava exposta com identificação de origem desconhecida, ao lado de um retábulo proveniente da extinta igreja de Fuentes de Duero, em Valladolid. Após ser contatada, a instituição colaborou com o pesquisador na reconstituição do percurso da pintura desde sua saída da Espanha.
Documentos anteriores já apontavam o paradeiro de outros painéis do mesmo conjunto. Um artigo publicado em 2013 por Josep Laplana, então diretor do Museu de Montserrat, revelou que três das quatro obras dedicadas a São Miguel estavam no próprio museu catalão, no Museu Nacional de Arte da Catalunha e no Museu de Cincinnati, nos Estados Unidos. Procissão ao Monte Gargano permanecia como a peça desaparecida.
Gallego reconhece que a distância entre as obras e seu local de origem causa desconforto, mas ressalta que não há base legal para reivindicar a devolução. Segundo ele, resta lamentar a subvalorização do patrimônio artístico no passado. O historiador expressa ainda o desejo de que os quatro painéis possam, algum dia, ser reunidos temporariamente em Villalpando, atualmente com seu legado artístico disperso entre a Catedral de León e o Museu do Prado.
Apesar da conclusão da investigação sobre os painéis dedicados a São Miguel, o destino das outras seis obras góticas vendidas no mesmo lote permanece desconhecido. O valor total dessas peças, corrigido para os padrões atuais, não ultrapassaria 360 euros.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EMPURRANDO COM A BARRIGA
MP convoca prefeita de Palmeira dos Índios por descumprir cronograma de concurso público