Curiosidades

Björk defende independência da Groenlândia diante de ameaças de Trump

Em publicação no X, cantora islandesa alerta para risco de troca de domínio dinamarquês pelo americano

Agência O Globo - 05/01/2026
Björk defende independência da Groenlândia diante de ameaças de Trump
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A cantora islandesa Björk manifestou apoio à independência da Groenlândia em meio a recentes ameaças do presidente americano Donald Trump. Em texto publicado em seu perfil no X, Björk destacou a luta do território autônomo e alertou para o risco de a Groenlândia passar "das cinzas para o fogo" ao trocar o domínio dinamarquês pelos Estados Unidos.

O posicionamento da artista ocorre após Trump, que recentemente capturou o líder venezuelano Nicolás Maduro, voltar a sugerir a anexação da Groenlândia aos EUA. A publicação de Björk foi acompanhada de um mapa da Groenlândia nas cores vermelho e branco, representando a bandeira local.

Atualmente, a Groenlândia integra o Reino da Dinamarca, mas possui alto grau de autonomia, controlando setores como educação, saúde e meio ambiente, além de ter sua própria língua oficial. Björk comparou a situação com a da Islândia, seu país natal, que conquistou a independência em 1944.

“Desejo a todos os groenlandeses bênçãos em sua luta pela independência”, escreveu. “Os islandeses estão extremamente aliviados por terem conseguido se separar dos dinamarqueses em 1944. Não perdemos nossa língua, meus filhos estariam falando dinamarquês agora.”

A Groenlândia desperta interesse de potências globais por razões estratégicas, militares e ambientais. O novo foco dos EUA na região levou Björk a alertar para o risco de os groenlandeses passarem “de um colonizador cruel para outro”.

“Colonialismo sempre me deu arrepios de horror pela espinha”, afirmou a cantora, citando sua canção "Declare Independence", de 2007. “Queridos groenlandeses, declarem independência!!!!”