Curiosidades

250 anos de Jane Austen: conheça cinco obras da autora que deram origem a filmes

Escritora britânica se eternizou com livros como 'Orgulho e preconceito', 'Razão e sensibilidade' e 'Emma'

Agência O Globo - 16/12/2025
250 anos de Jane Austen: conheça cinco obras da autora que deram origem a filmes
- Foto: Depositphotos

Os romances de Jane Austen, centrados no amor, na família, na riqueza e nas expectativas sociais da Inglaterra dos séculos XVIII e XIX, continuam ressoando 250 anos após seu nascimento. Nascida em 16 de dezembro de 1775, na cidade de Steventon, a autora — sétima filha de oito irmãos — criou personagens memoráveis, com heroínas sagazes e inteligentes que desafiaram as convenções de sua época e inspiraram adaptações para o cinema. Confira cinco obras de Jane Austen que ganharam versões nas telonas:

Orgulho e preconceito

Publicado em 1813, "Orgulho e Preconceito" é o romance mais conhecido de Jane Austen. A obra narra a história de Elizabeth Bennet e Sr. Darcy, personagens cujas diferenças de classe e personalidade são superadas por um amor improvável. O livro inspirou diversas adaptações cinematográficas, incluindo a versão de 1940, com Greer Garson e Laurence Olivier, dirigida por Robert Z. Leonard, e o filme de 2005, estrelado por Keira Knightley e Matthew MacFadyen, sob direção de Joe Wright.

Razão e sensibilidade

Lançado em 1811, "Razão e Sensibilidade" foi o primeiro romance publicado por Austen, que utilizou o pseudônimo "Lady". A trama explora o contraste entre as irmãs Elinor e Marianne Dashwood — uma racional e outra emotiva. No cinema, a obra ganhou destaque com a adaptação de 1995, dirigida por Ang Lee, com Emma Thompson e Kate Winslet nos papéis principais.

Emma

Considerado um dos melhores livros da autora, "Emma" foi publicado em 1815 e apresenta a espirituosa e inteligente Emma Woodhouse, uma jovem rica que acredita ser mais perspicaz do que realmente é. O romance inspirou o filme "As Patricinhas de Beverly Hills" (1995), além de adaptações mais fiéis, como a versão de 1996, com Gwyneth Paltrow, e a de 2020, estrelada por Anya Taylor-Joy e dirigida por Autumn de Wilde.

A Abadia de Northanger

Escrito entre 1798 e 1799 e publicado postumamente em 1817, "A Abadia de Northanger" parodia os romances góticos da época ao contar a história de Catherine Morland, jovem que fantasia viver aventuras sombrias até ser confrontada pela realidade na abadia do título. A obra foi adaptada para o cinema em 2007, com Felicity Jones no papel principal e direção de Jon Jones.

Persuasão

Último romance escrito por Jane Austen, em 1816, e publicado em 1818, "Persuasão" acompanha Anne Elliot, que, após ser convencida pela família a não se casar com Frederick Wentworth, reencontra o antigo amor sete anos depois. A trama ganhou nova adaptação cinematográfica em 2022, protagonizada por Dakota Johnson e dirigida por Carrie Cracknell.

Foto: https://depositphotos.com/