Curiosidades
Estátua de Pavarotti é incorporada por engano a pista de gelo na Itália e causa indignação à família
Escultura do tenor ficou parcialmente submersa em pista de patinação natalina em Pesaro; viúva critica prefeitura por desrespeito e prefeito pede desculpas públicas
A instalação de uma pista de patinação natalina em Pesaro, na região de Marche, na Itália, gerou polêmica internacional após a estátua em tamanho real de Luciano Pavarotti, inaugurada em abril deste ano, ser incorporada inadvertidamente ao espaço de gelo. A obra de bronze, instalada na principal praça da cidade, acabou "congelada" até os joelhos e cercada por placas de acrílico, o que provocou reação imediata e indignação da família do tenor.
Nicoletta Mantovani, viúva de Pavarotti, classificou o episódio como "absurdo". Segundo ela, a decisão da prefeitura "ridiculariza" a memória e a imagem "de alguém que tornou a Itália grande em todo o mundo".
Mantovani afirmou estar "com raiva e chateada" ao ver a figura do marido — ícone mundial da ópera, conhecido pela participação nos Três Tenores e eternizado por "Nessun Dorma" na Copa de 1990 — inserida em meio à pista, com as pernas parcialmente submersas no gelo.
A controvérsia aumentou após vir à tona uma imagem publicada antes da inauguração da pista: o prefeito Andrea Biancini divulgou uma montagem em que a estátua aparece como se estivesse jogando hóquei no gelo, acompanhada da hashtag #DaiUnCinqueAPavarotti (“Dê um high-five para Pavarotti”). Para Mantovani, o gesto reforçou a sensação de desrespeito.
Diante da repercussão negativa, Biancini fez um pedido público de desculpas à família e admitiu que o conselho municipal "cometeu um erro".
O prefeito explicou ao jornal Il Resto del Carlino que, ao aprovar o projeto da pista, foi informado de que a estátua não seria afetada. Segundo ele, alterações feitas posteriormente pelos designers acabaram incluindo a obra dentro do perímetro da instalação — algo que só percebeu quando a pista já estava montada. Nessa altura, afirmou, não havia mais como reposicionar a escultura ou desmontar a estrutura temporária. Biancini declarou ainda que não teve intenção de ofender e garantiu que tal situação "não se repetirá".
A estátua de Pavarotti, feita em bronze e em escala real, foi inaugurada em abril de 2024 com a presença de Mantovani e da filha do casal, Alice. Pesaro mantém uma relação de longa data com o tenor, que possuía uma vila na cidade, costumava passar férias na região e recebeu o título de cidadão honorário.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados