Curiosidades

Primeira Festa Literária da Casa de Rui Barbosa terá grandes nomes da cultura nacional e internacional

Com o tema Literatura e Democracia, a FliRui tem presença confirmada de Maria Bethânia, Cármen Lúcia, Ailton Krenak, Ana Paula Tavares, Ondjaki, Dira Paes, Gringo Cardia, Bia Lessa, Daniel Munduruku, Amara Moira e André Dahmer

Agência O Globo - 21/11/2025
Primeira Festa Literária da Casa de Rui Barbosa terá grandes nomes da cultura nacional e internacional
- Foto: Reprodução / Agência Brasil

A Casa de Rui Barbosa abre suas portas e seus jardins em Botafogo (Rio) para uma ocupação cultural inédita entre os dias 28 e 30. A 1ª FliRui, Festa Literária da Fundação Casa de Rui Barbosa, transforma integralmente esse espaço histórico em território de convivência, criação e leitura, com programação gratuita. Pela primeira vez, todos os ambientes da Casa, incluindo jardim, auditório, salas de curso e áreas externas, serão ativados de forma contínua.

Enterrado vivo por 61 dias:

Do Canadá à Escócia:

A Festa estreia com a presença de grandes nomes da literatura, das artes e da vida pública. Participam , que fará leitura de poemas de Neide Archanjo, , a ministra , o cantor Lirinha fará homenagem a João Cabral de Melo Neto e a atriz , um tributo ao romancista paraense Dalcídio Jurandir.

A FliRui recebe ainda Ana Paula Tavares, vencedora do Prêmio Camões 2025, e Ondjaki, vencedor do Prêmio José Saramago 2013, ambos de Angola, além de , Gringo Cardia, Bia Lessa, Amara Moira e André Dahmer, formando um panorama amplo e diverso de convidados.

— Celebrar a primeira FliRui é afirmar que a literatura e a democracia caminham juntas, reunindo diversas vozes, do Brasil e do mundo. Esse é o papel do Ministério da Cultura, valorizar nossos criadores, preservar nossos patrimônios e ampliar o acesso à leitura para todas e todos. É uma alegria participar deste momento que celebra a leitura como bem comum e fortalece a cultura como elemento essencial — destaca a ministra da Cultura, .

Segundo o presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Alexandre Santini, “realizar a primeira edição da FliRui no ano em que o Rio é a Capital Mundial do Livro da UNESCO é celebrar a imaginação criativa e a natureza lúdica do fazer literário como força capaz de promover encontro, sensibilidade e diálogo”:

— Abrir completamente a Casa para a Festa significa cultivar afetos, ampliar o acesso ao livro e formar novos leitores em um ambiente comprometido com a diversidade e a liberdade de expressão.

A abertura será marcada por um ato histórico para a Fundação. Com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, o Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da FCRB recebe oficialmente a doação de obras de Daniel Munduruku, Eliane Potiguara e Márcia Kambeba. É a primeira vez que o acervo incorpora oficialmente objetos e documentos de escritoras e escritores indígenas, ampliando a representatividade de suas coleções e reafirmando o compromisso da instituição com a diversidade de vozes que compõem a produção literária brasileira.

Com o tema “Literatura e Democracia”, a FliRui convida o público a refletir sobre a palavra como espaço de encontro, pensamento crítico e participação na vida social. A programação ocupa todos os espaços da Casa para afirmar a leitura como prática acessível, aberta e plural. O público poderá acompanhar debates, oficinas de escrita e ilustração, saraus, slam, teatro infantil, feira de livros e gastronomia, além de visitas noturnas à Biblioteca, atividades de oralidade, musicalidade e cultura de matriz africana, e oficinas de contação de histórias indígenas.

Nos jardins, uma instalação poética apresenta ao público recortes da obra de três autores titulares do AMLB: Dalcídio Jurandir, Neide Archanjo e João Cabral de Melo Neto, homenageados desta primeira edição da FliRui.

As crianças terão uma programação especial reunida sob o tema Democracia é Coisa de Criança, que apresenta teatro, histórias e ações lúdicas que aproximam os pequenos da leitura e da imaginação literária. A feira de editoras independentes, organizada pela Livraria Books, reforça a circulação de novas narrativas e projetos editoriais.