Curiosidades

'Dama do bumbum' é condenada a pena mínima de 15 anos por morte de atriz após aplicação de silicone na Califórnia

Libby Adame é responsável pelo procedimento clandestino que resultou na morte de Cindyana Santangelo; pena mínima pode ser convertida em perpétua

Agência O Globo - 07/11/2025
'Dama do bumbum' é condenada a pena mínima de 15 anos por morte de atriz após aplicação de silicone na Califórnia

Uma “guru” clandestina da escultura corporal, conhecida como “dama do bumbum” pelos clientes do sul da Califórnia, nos Estados Unidos, foi condenada nesta quarta-feira a uma pena que pode variar de 15 anos até prisão perpétua pela morte da atriz Cindyana Santangelo, em março, após receber injeções de silicone.

Ao lado de Jim Morrison e Simone de Beauvoir:

'Tremembé':

Foi a segunda vez que Libby Adame, 55 anos, de Jurupa Valley, realizou um procedimento de lifting de nádegas com resultado fatal, segundo os promotores.

A vítima mais recente foi Cindyana Santangelo, de 59 anos, atriz que participou de episódios de “Married… With Children”, “ER” e “CSI: Miami”. Ela sofreu uma embolia após as aplicações, de acordo com autoridades.

Em outubro, um júri da Corte Superior da Califórnia, no Condado de Los Angeles, considerou Adame culpada de homicídio doloso (segunda instância) pela morte de Santangelo e de praticar medicina sem certificação.

“Você já tinha sido alertada sobre os perigos”, disse Lee A. Cernok, procurador-adjunto do Condado de Los Angeles, durante a sentença: “Trezentos e quarenta e um dias depois, ela faz de novo.”

Em março de 2024, Adame e sua filha, Alicia Galaz, haviam sido condenadas por homicídio culposo — e absolvidas de homicídio doloso de segundo grau — pela morte, em 2019, de Karissa Rajpaul, de 26 anos. Rajpaul também morreu após sofrer uma embolia decorrente do mesmo procedimento, já alertado pela Food and Drug Administration (FDA) como potencialmente letal.

Adame recebeu pena de quatro anos e quatro meses de prisão naquele caso, mas ela e a filha receberam direito a liberdade condicional.

“A ré, ainda em liberdade condicional pela condenação por homicídio culposo, voltou a oferecer injeções para fins estéticos”, afirmou o juiz Sam Ohta, da Corte Superior do Condado de Los Angeles, ao proferir a nova sentença.

Silicone foi para a corrente sanguínea

Segundo testemunhas, Adame visitou Santangelo em sua casa em Malibu, em 24 de março, e aplicou diversas injeções de óleo de silicone nas nádegas da atriz. Logo após o procedimento, Santangelo apresentou dificuldade respiratória e sangramento pelos pontos de aplicação.

O juiz Ohta explicou que o silicone migrou dos locais das injeções para a corrente sanguínea da vítima, provocando embolia pulmonar, obstrução que impede o fluxo de sangue para uma artéria do pulmão.

Em 2017, a FDA emitiu alerta sobre o silicone injetável, afirmando que o produto vinha sendo falsamente comercializado como aprovado pelos reguladores. A agência esclareceu que o silicone injetável difere do material usado em implantes mamários aprovados, encapsulado de forma segura.

“Se o silicone migrar além do local da injeção, pode causar embolia (bloqueio de um vaso sanguíneo), derrame, infecções e morte”, alertou a FDA à época.

O advogado de Adame, J. Michael Flanagan, afirmou por e-mail, na quinta-feira, que sua cliente pretende recorrer da condenação.

Santangelo também era dançarina e participou do videoclipe “Bust a Move”, de Young MC. Durante a audiência, seu filho, Dante Santangelo, declarou que Adame não merece clemência.

— Eu simplesmente não acho que alguém que não tem consideração pela vida humana ou qualquer coisa do tipo deveria voltar às ruas, porque claramente isso é algo que já aconteceu várias vezes — disse.

Na Califórnia, a condenação por homicídio de segundo grau prevê pena mínima de 15 anos à prisão perpétua. Ohta determinou que Adame deve cumprir ao menos 15 anos — com crédito de 178 dias já detidos — antes de solicitar liberdade condicional. A decisão ficará a cargo da junta de condicional do estado, mas o governador pode vetar eventuais recomendações.