Curiosidades

Letícia Rodrigues, a Sandrão de 'Tremembé', surpreende com mudança radical no visual; confira antes e depois

Atriz revela bastidores da caracterização para viver criminosa na série sobre o presídio: 'Construção diária'

Agência O Globo - 05/11/2025
Letícia Rodrigues, a Sandrão de 'Tremembé', surpreende com mudança radical no visual; confira antes e depois
Letícia Rodrigues, a Sandrão de 'Tremembé - Foto: Reprodução / Instagram

Quem vê uma foto recente de Letícia Rodrigues pode demorar alguns segundos para reconhecer a intérprete de Sandrão em "Tremembé", nova série que tem chamado atenção ao retratar o cotidiano de presidiárias no famoso complexo penitenciário do interior de São Paulo. A transformação visual da atriz — uma das mais comentadas da produção, que também traz nomes de destaque no elenco — foi tão intensa que a deixou quase irreconhecível.

Paulistana, Letícia é atriz, bailarina e roteirista. Em entrevista à revista "Glamour", ela contou que passou por mudanças radicais para dar vida à detenta: raspou o cabelo, descoloriu os fios e gravou todas as cenas sem maquiagem. O único produto permitido no set era protetor solar sem cor, utilizado apenas para suavizar o impacto das luzes de gravação. Fora das filmagens, segundo ela, o desafio era ainda maior.

"Fora das filmagens, foi muito engraçado porque eu não me sentia bem indo comprar carne moída com um moicano descolorido, usava toucas", relatou à "Glamour". "No pilates, meus colegas de aula me olhavam ressabiados porque eu só ia de boné. Foi um desafio conviver com essa caracterização fora do set. Parece simples de fora, mas não é não."

Nas redes sociais, Letícia compartilha registros dos bastidores e mostra detalhes do processo de caracterização da personagem. "Como bem disse nossa chefona Britney Federline, o processo de caracterização de cada personagem foi uma construção diária. Tá aí um pouco da nossa construção: cobertura das tatuagens, cabelinho na régua e protetor solar", escreveu ela ao revelar parte da rotina com a equipe de maquiagem e caracterização.

Na trama, Letícia dá vida a Sandra Regina Ruiz, a Sandrão — figura conhecida entre as internas do presídio. Além de exercer liderança dentro da penitenciária, Sandrão ganhou notoriedade por se envolver com duas das detentas mais famosas do país: Elize Matsunaga e Suzane von Richthofen.

Sandrão teve primeiro um relacionamento com Elize e, posteriormente, iniciou uma união afetiva com Suzane. As duas chegaram a firmar um "casamento" simbólico, um termo de compromisso sem validade jurídica, que permitia acesso ao convívio na ala destinada a casais.

Condenada em 2003 a 27 anos de prisão, Sandra participou do sequestro e assassinato do adolescente Talisson Vinicius da Silva Castro, de 14 anos. O crime, cometido com outros três comparsas — entre eles o então namorado dela, Valdir Ferreira Martins — envolveu pedido de resgate que começou em R$ 40 mil e terminou negociado em R$ 3 mil, valor pago pela família. Mesmo assim, o jovem foi morto com um tiro na cabeça. À época, Sandra, conhecida pelo apelido de Galega, admitiu envolvimento, mas alegou ter sido coagida.

Reportagens da "Folha de S.Paulo", publicadas em 2014, quando ela voltou à mídia devido ao relacionamento com Suzane, revelam que Sandra foi quem fez as ligações para a família de Talisson durante o sequestro. O corpo do adolescente foi encontrado amordaçado com uma echarpe feminina — possivelmente dela, segundo a polícia —, com mãos e pés amarrados e um saco preto na cabeça.

Em 2011, após agredir um agente penitenciário, ela foi transferida para o presídio de Tremembé. Apesar da fama de "barra pesada", relatada pela Folha, participava de atividades internas e chegou a atuar como mestre de cerimônias em eventos como concursos de beleza na prisão.

Sandrão recebeu autorização para o regime semiaberto em 2015. Hoje, separada de Suzane, cumpre pena em regime aberto e leva uma vida discreta, longe dos holofotes.