Curiosidades

Teste de Rorschach: como funciona o exame que avalia a personalidade dos presos de Tremembé e é mostrado na série

Alexandre Nardoni, Suzane von Richthofen, Elize Matsunaga e Anna Carolina Jatobá já passaram pelo teste, como mostra 'Tremembé, a prisão dos famosos'

Agência O Globo - 04/11/2025
Teste de Rorschach: como funciona o exame que avalia a personalidade dos presos de Tremembé e é mostrado na série
- Foto: Reprodução / Instagram

O Teste de Rorschach, conhecido popularmente como “teste do borrão”, ganhou destaque na série "Tremembé, a prisão dos famosos", disponível no Prime Vídeo. Nos dois primeiros episódios, o exame é aplicado a quatro presos emblemáticos: Alexandre Nardoni, Suzane von Richthofen, Elize Matsunaga e Anna Carolina Jatobá. O resultado do teste, elaborado por um psicólogo, pode ser determinante para decisões judiciais, como a possibilidade de retorno do detento ao convívio social.

Criado pelo psiquiatra suíço Hermann Rorschach (1884-1922) no início do século passado, o teste utiliza pranchas com imagens abstratas em preto e branco e coloridas. Durante aproximadamente duas horas, a pessoa avaliada deve relatar o que enxerga nas figuras. A análise das respostas permite identificar padrões de pensamento, funcionamento emocional e traços de personalidade.

Originalmente, o Teste de Rorschach foi desenvolvido para auxiliar no diagnóstico de distúrbios, especialmente a esquizofrenia, mas, ao longo dos anos, passou a ser utilizado em perícias judiciais e processos criminais. Durante a aplicação, o psicólogo pode solicitar que o examinado indique exatamente onde visualizou determinada imagem e explique o motivo de sua interpretação.

Apesar de sua ampla utilização, o teste não é consenso entre especialistas e costuma ser aplicado em conjunto com outras ferramentas de avaliação psicológica. Segundo reportagem de Ullisses Campbell no blog True Crime, do GLOBO, no Brasil, o exame é validado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), já foi obrigatório na seleção de delegados da Polícia Federal e pode custar entre R$ 5 mil e R$ 30 mil.