Curiosidades

Exposição em Niterói destaca gravuras abstratas sob o olhar feminino

‘Órbitas abstratas’ estreia neste sábado (1º) no Sesc Niterói e permanece em cartaz até 8 de fevereiro de 2026

Agência O Globo - 01/11/2025
Exposição em Niterói destaca gravuras abstratas sob o olhar feminino
- Foto: Nina Levy

O Sesc Niterói recebe, a partir deste sábado (1º), a exposição “Órbitas abstratas”, que reúne o trabalho de sete artistas mulheres e propõe novas perspectivas sobre a gravura abstrata. A mostra, com curadoria de Ana Carla Soler, apresenta obras que transitam entre manchas livres e formas precisas, evidenciando diferentes caminhos da abstração. A abertura será realizada das 14h às 17h30, e a exposição segue aberta ao público até 8 de fevereiro de 2026.

As artistas participantes são Adriana Moreno, Ana Takenaka, Elaine Arruda, Helena Lopes, Kika Levy, Laila Terra e Renata Basile.

“Órbitas abstratas” integra um projeto de Ana Carla Soler dedicado ao mapeamento da produção de gravuristas brasileiras na arte contemporânea. A primeira etapa, intitulada “Gravadas no corpo”, teve foco na gravura figurativa, reuniu 44 artistas e foi apresentada no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Agora, a segunda etapa amplia o olhar para a produção abstrata. “Quando falamos de manchas nesse conjunto de obras, devemos pensar em tudo aquilo que na matriz da gravura encontra seus contornos de forma livre, pelo gesto ou pela técnica. Já ao tratar da forma, nessas obras, há um pré-pensamento do artista de delimitar margens, que ora se elaboram na geometria, ora de modos orgânicos”, explica Ana Carla Soler.

Serviço:
“Órbitas abstratas”
Abertura: 1º de junho, das 14h às 17h30
Em cartaz até 8 de fevereiro de 2026
Sesc Niterói