Curiosidades

Quem foi Björn Andrésen, conhecido como o 'menino mais bonito do mundo', que morreu aos 70 anos

Artista ganhou projeção internacional ainda adolescente, aos 15 anos, quando interpretou Tadzio no clássico de Luchino Visconti

Agência O Globo - 28/10/2025
Quem foi Björn Andrésen, conhecido como o 'menino mais bonito do mundo', que morreu aos 70 anos
Björn Andrésen - Foto: Reprodução / Instagram

Conhecido por sua atuação em "Morte em Veneza" (1971), o ator e músico sueco Björn Andrésen morreu aos 70 anos, no último sábado (25). A informação foi confirmada pelo The Hollywood Reporter, nesta segunda-feira (27). A causa da morte não foi divulgada até o momento.

Björn Andrésen:

Saúde mental:

Andrésen ganhou projeção internacional ainda adolescente, aos 15 anos, quando interpretou Tadzio no clássico de Luchino Visconti. No longa, o jovem se torna objeto da obsessão de um compositor mais velho, vivido por Dirk Bogarde. Durante o Festival de Veneza de 1971, Visconti chegou a chamá-lo de "o menino mais bonito do mundo", apelido que marcaria para sempre sua trajetória.

O rótulo, no entanto, se tornou um fardo. Em diversas entrevistas, Andrésen relatou o impacto negativo da fama precoce e o tratamento que recebeu do diretor italiano. Em 2003, ao The Guardian, afirmou ter se sentido "como um animal exótico trancafiado".

Anos depois, em 2021, voltou a falar sobre o assunto, classificando Visconti como um "predador cultural" que teria "sacrificado qualquer pessoa em prol da arte".

Apesar da relação conturbada com o filme que o revelou, Andrésen construiu uma carreira diversa no cinema e na música. Ele também foi tema do documentário "O Garoto Mais Bonito do Mundo" (2021), vencedor do Grande Prêmio do Júri de Melhor Documentário Internacional no Festival de Sundance.

Entre seus trabalhos mais recentes está o terror "Midsommar – O Mal Não Espera a Noite" (2019), de Ari Aster. Discreto sobre a vida pessoal, o ator foi casado com a poeta Susanna Roman, com quem teve dois filhos.