Curiosidades

Tradição do retrato é abordada em diferentes linguagens por Patricia Chueke e Daniel Jablonski

Com pinturas, instalação, vídeo e colagens digitais, mostra 'Por que sorrimos em nossos retratos?' tem inauguração neste sábado (18), no Tropigalpão

Agência O Globo - 18/10/2025
Tradição do retrato é abordada em diferentes linguagens por Patricia Chueke e Daniel Jablonski
- Foto: Reprodução / Instagram

As diferentes abordagens uma das linguagens mais tradicionais das artes visuais é o centro da exposição "Por que sorrimos em nossos retratos?", que reúne obras de Patricia Chueke e Daniel Jablonski no Tropigalpão, na Glória, Zona Sul do Rio, com inauguração neste sábado (18), às 15h.

Rembrandt bem de perto:

Flávio Cerqueira:

Com curadoria de Ulisses Carrilho, a mostra investiga o retrato a partir de diferentes meios artísticos. Enquanto Patricia usa de fotos de familiares e amigos como referências para pinturas que aproximam elementos como figura e fundo, ou abordagens como o figurativo e a abstração, Jablonski toma os retratos de D. Pedro II e D. Teresa Cristina, feitos pelo fotógrafo da corte Joaquim Insley Pacheco em 1883, como ponto de partida para instalação, vídeo e colagens digitais que recriam os antigos ambientes de fundo, com plantas levadas ao estúdio fotográfico.

— O título da mostra joga essa pergunta para o público, para que ele se questione se nossos sorrisos são sempre uma demanda, ou uma obrigação de performar uma certa alegria. E isso por meio de obras em que há um apagamentod a figura humana, no caso do Daniel, e, com a Patrícia, por rostos marcados pela falta de um sorriso ou por não poder evidenciar exatamente que pessoa é essa — explica Carrilho. — São trabalhos que não partem para uma literalidade política, mas com uma opacidade poética muito pertinente para comentar os nossos tempos.

'Por que sorrimos em nossos retratos?' Onde: Tropigalpão — Rua Benjamin Constant, 118, Glória. Quando: Qua a sáb, das 13h às 18h. Abertura sábado (18), de 15h às 20h. Até 26/10. Quanto: Grátis.