Curiosidades

'Pequenas criaturas': Conheça o filme com Carolina Dieckmmann que conquistou o Festival do Rio

Filme tem lançamento previsto para o primeiro semestre de 2026

Agência O Globo - 14/10/2025

Mais novo trabalho da diretora e roteirista Anne Pinheiro Guimarães, "Pequenas criaturas" deixou a cerimônia de premiação do , no último domingo, com o prêmio principal da noite: o troféu Redentor de melhor longa de ficção da Première Brasil. O filme também levou para casa o prêmio de melhor direção de arte para Claudia Andrade.

Festival do Rio:

Wagner Moura:

A trama acompanha a solidão de uma mãe (Carolina Dieckmmann) e de seus filhos — o adolescente André (Théo Medon) e o menino Dudu (Lorenzo Mello) — que chegam a Brasília em 1986. Poucos dias após a chegada na capital do país, o marido parte em uma viagem de negócios e desaparece, deixando Helena e filhos sem respostas concretas sobre seus futuros.

A cidade passa por um momento de transição política, assim como a família, que tenta encontrar o seu lugar em um novo lar. Em plena redemocratização, o país também busca um rumo. O elenco conta ainda com Letícia Sabatella e Caco Ciocler.

Filha de um diplomata, Anne Pinheiro Guimarães também passou a infância viajando por diferentes países e cidades.

“Pequenas Criaturas é um filme muito pessoal, inspirado na minha experiência e dedicado à minha mãe", disse a diretora durante uma conversa com o público após a sessão realizada no Cine Odeon - CCLSR no último sábado (11). "Como filha de diplomata, passei a infância viajando; sempre partindo e sempre chegando. Nasci em Brasília, e morei lá entre os 8 e os 15 anos]. Quem já foi, sabe que Brasília é uma cidade única, diferente de todas as outras, uma cidade planejada, futurista, modernista, com seus encantos e seus desafios, especialmente para quem chega. Não é fácil, mas tem seus momentos mágicos e deixa marcas profundas. Comecei a pensar nesse filme quando tive minha primeira filha, quando virei mãe. Comecei a pensar na minha mãe, que eu tinha perdido recentemente, e pensar no que foi viver um momento como aquele do ponto de vista dela.”

Além de protagonista, Dieckmmann é produtora associada do longa. A atriz de "Vale tudo" apresentou outro filme na programação do Festival do Rio: "(Des)controle", de Rosane Svartman e Carol Minêm.