Cultura Pop
Festival em Arraial do Cabo homenageia Roberto Menescal, um dos pioneiros da bossa nova; veja datas
O Bossa 61 começa nesta sexta (14) e vai até domingo (16); a programação também reúne gastronomia, artesanato e outras atrações culturais
O festival de bossa nova Bossa 61 vai homenagear o músico Roberto Menescal, de 88 anos, um dos fundadores do movimento e remanescente da chamada bossa nova raiz. A programação acontece na Praça Daniel Barreto (Praça do Cova), em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 16 de agosto. A entrada é gratuita.
A escolha do local não é por acaso: foi em Arraial do Cabo, durante uma pescaria, que surgiu a canção “O barquinho”, uma das mais emblemáticas do gênero musical. Enquanto Menescal navegava com seus amigos, o motor da embarcação parou de funcionar, deixando o grupo à deriva. Para acalmar os colegas, o músico reproduziu no violão o som repetitivo do motor, que apresentava falhas. A partir da brincadeira, surgiu a melodia da música.
Além da programação musical, o festival reúne gastronomia, artesanato e outras atrações culturais. O Bossa 61 começa na sexta-feira (14), com Jonatas Saxofonista, às 19h, seguido por André Muato, às 22h. No sábado (15), sobem ao palco Cristóvão Bastos, às 20h, e Rosa Passos, às 22h.
A grande noite de homenagem acontece no domingo (16), quando Roberto Menescal sobe ao palco às 22h. Antes dele, às 20h, será a vez de Liah Soares.
Principal homenageado do festival, Menescal celebrou o tributo e afirmou que deseja “dividir o momento com seu público”.
“Tenho a imensa alegria de ser homenageado no Festival Bossa 61, em Arraial do Cabo, onde eu tenho história, amor, música, uma parte bem grande da minha vida. Vai ser um encontro para celebrar o nosso ritmo e tudo que a bossa nova nos deu de mais bonito. No domingo, dia 16, subo ao palco da Praça do Cova para entregar a vocês o que eu tenho de mais sincero: a minha voz, meu violão e o meu amor pelas canções que mudaram o mundo. Eu quero muito dividir esse momento com vocês. Obrigado e até lá”, disse o músico em vídeo divulgado pela assessoria de imprensa do evento.
Confira as informações do festival:
Local: Praça Daniel Barreto (Praça do Cova), Arraial do Cabo
Data: 14 a 16 de agosto
Horário: a partir das 18h
Entrada: gratuita
Sexta-feira (14)
19h – Jonatas Saxofonista
22h – André Muato
Sábado (15)
20h – Cristóvão Bastos
22h – Rosa Passos
Domingo (16)
20h – Liah Soares
22h – Roberto Menescal
Mais lidas
-
1POLÍTICA
Veja os resultados das eleições neste início da apuração
-
2ELEIÇÕES
Acompanhe minuto a minuto o 2º turno das eleições no Brasil 2026
-
3LULA LÁ
Paulista tomada por multidão; estimativas falam em 2 milhões no ato do presidente Lula; veja vídeo
-
4ELEIÇÕES
Lula ou Flávio Bolsonaro: como foi a votação dos brasileiros na Rússia?
-
5ELEIÇÕES 2026 | FUTEBOL E POLÍTICA
Torcidas organizadas do Palmeiras, finalista da Libertadores, participam de ato pela reeleição de Lula na Avenida Paulista; veja imagens