Cultura Pop

Virginia celebra evolução como rainha de bateria e ignora críticas: 'Depois do que passei em 2025, nada mais me abala'

A influenciadora dá ainda spoiler da fantasia para o grande dia: 'Está zero comportada'

Agência O Globo - 08/02/2026
Virginia celebra evolução como rainha de bateria e ignora críticas: 'Depois do que passei em 2025, nada mais me abala'
Virgínia Fonseca - Foto: Reprodução / Instagram

O raio precisou cair três vezes no mesmo lugar até aceitar o convite de se tornar rainha de bateria da Grande Rio. Recusou de primeira porque achou muita responsabilidade assumir um cargo desses. Na segunda abordagem, alegou muitos compromissos profissionais assumidos. Até que veio o terceiro encontro, em que o amigo David Brazil precisou frisar que Jayder Soares, o presidente de honra da agremiação, era quem pedia por ela.

— Eu já tinha sido chamada para ser rainha de outras escolas em anos anteriores e recusei porque era muito nova, depois porque tinha acabado de ganhar a Maria Flor (a filha do meio, hoje com 3 anos). Para a Grande Rio neste 2026, tinha negado duas vezes, até que David veio falar comigo. Pedi um dia para pensar de novo. Sempre tive na minha cabeça que a oportunidade bate uma vez na porta e não volta mais. Essa passou três vezes… Tinha que ser minha, não tem condição. Abracei e estou muito feliz — diz a influenciadora de 26 anos, que tem mais de 54 milhões de seguidores, em entrevista feita no dia 28 de janeiro, quando posou para este ensaio exclusivo para a Canal.

A demora para se convencer também aconteceu por outro motivo: Virginia sentiu que precisaria se preparar para aguentar a enxurrada de críticas que receberia.

— Ser rainha é grandioso. Ser rainha depois da Paolla Oliveira é mais grandioso ainda. É muita responsabilidade. Já estava trabalhando na minha cabeça. Além disso, ficam criando na internet uma rivalidade entre nós que não existe. Paolla é maravilhosa, comecei a segui-la nas redes sociais depois daquele desfile em que ela virou onça (em 2024), toda deusa maravilhosa. Eu a admiro muito, e estamos muito bem-resolvidas.

O foco em fazer o melhor ajudou a nova majestade a não se chatear por ter virado chacota pela forma como sambou em sua coroação, em setembro do ano passado. Ela intensificou as aulas de dança com o professor Carlinhos Salgueiro e chegou a levá-lo para Madri, quando foi visitar o namorado, Vini Jr. Hoje, consegue fazer uma avaliação positiva do que tem apresentado.

— Eu rio muito dos memes e do que a galera fala. Entendo que estou em constante evolução e ainda preciso aprender muito. Mas tenho me dedicado ao máximo, estou feliz em ver este progresso. O que preciso agora é só perder a timidez. Acredite, eu tenho muita vergonha em aparecer assim na frente das pessoas — diz a ariana, do dia 6 de abril.

E qual o segredo para superar esse dilema?

— Entreguei nas mãos de Deus (risos). Estou fazendo bastante aula. Acho que, quando eu chegar à Avenida, vai vir também a energia oficial, vou conseguir viver o momento, me jogar e ser 100% eu. Estou confiante nisso — aposta a rainha, que desfila na terça-feira, dia 17.

Sem ainda ser uma unanimidade, a torcida segue de olho em cada gingado de Virginia. Assim como em cada verso que canta, ou deixa de cantar, do samba-enredo “A nação do mangue”. Já questionaram nas redes sociais se a católica cantaria as referências ao candomblé e como seria para ela repetir “Freire, ensine um país analfabeto, que não entendeu o manifesto da consciência social”. Ano passado, por exemplo, Virginia foi muito criticada pelas campanhas publicitárias para casas de aposta. Ela até foi convidada a depor na CPI das Bets.

— Eu estou muito bem-resolvida com todos esses comentários (sobre a letra da música). Sou aberta a ouvir. Acho que essas falas críticas dizem mais sobre quem faz do que sobre mim. O samba-enredo da Grande Rio é maravilhoso, mexe com todo mundo e nos faz refletir. E é samba que pega rápido, né? — diz, completando sobre a pressão pública: — Sou muito prática. Na minha vida, sempre fiz o que achava que deveria fazer, e sempre deu certo. Não fico pesando muito. O que aconteceu aconteceu, e tudo serve como aprendizado. Estou mais madura, me importando menos com o que as pessoas falam. Depois do que passei em 2025, nada mais me abala.

O ano foi marcado ainda pelo fim do casamento de cinco anos com o cantor Zé Felipe, pai dos seus três filhos. Com tudo isso, quais foram, então, os maiores aprendizados que adquiriu? Virginia demora alguns minutos antes de responder.

— Aprendi a valorizar mais as pessoas que me amam de verdade. Depois de tudo que passei, se não houvesse pessoas que me amassem de verdade, eu não teria conseguido. Coloco Deus em primeiro lugar sempre, e fiquei orando todo dia o Salmo 23 (“O senhor é meu pastor e nada me faltará”) e o Salmo 91 (“Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti”). Vou levar para o resto da vida.

Júri mais amado

Mas os olhares que a apresentadora queria mesmo neste grande dia são os dos filhos, que por serem pequenos (ela também é mãe de Maria Alice, de 4 anos, e José Leonardo, de 1), já estarão dormindo em casa. O namorado também não poderá presenciar o desfile da rainha. O atacante do Real Madrid estará disputando a Liga dos Campeões e terá jogo contra o Benfica no próprio dia 17.

— Seria meu sonho que ele viesse, mas infelizmente ele terá que jogar. Vai me acompanhar de longe. Mas já dei para ele spoiler da minha fantasia quando eu estava experimentando. Vini já até brincou: “Assim não”. Brincadeira, ele me elogia sempre — diz ela, aos risos, após imitar a reação do jogador.

O que fez com que o amado se espantasse tanto? Virginia tinha dito por aí que pediria para o estilista criar uma roupa comportada.

— Está zero comportada. Eu falei para a equipe para pegarmos mais leve, disse que a minha bunda balança muito... Quando vi o croqui, não era nada do que eu havia pedido. A ideia é entregar tudo (risos). Mas estamos aí, treinando, se alimentando bem, vai ficar bonito.

As provas de roupa também servem para evitar perrengues futuros. O receio dela agora está direcionado ao tapa-sexo.

— Vou ter que passar fita! Eu suo muito. Fico pingando, então tudo descola. Se coloco um negócio no peito (um adesivo para proteger o mamilo), ele cai. No ensaio de rua mesmo, a minha roupa começou a ficar bem molhada, senti tudo descendo, achei que minha calcinha estava larga enquanto eu sambava. Ficou o caos. Aí eu perguntava: “Gente, minha perereca está aparecendo?”. As pessoas negavam, mas eu estava sentindo (risos). Não quero nem pensar agora na Avenida. Tem gente que diz que passa supercola. Não é possível! Como faz para tirar isso lá depois?

Dá para ver nitidamente que a loura tem se divertido com as novidades do novo reinado.

— É uma correria, muita responsabilidade, muitos compromissos e eu estou amando viver tudo isso. Quando chego na Grande Rio, sinto uma energia maravilhosa. Só quem vive isso sabe de fato como é. E eu comento com todo mundo: se a comunidade de Caxias quiser, eu quero ser rainha de novo ano que vem.

Conexão Caxias-Madri

Virginia já estava pegando o jatinho com frequência para ir até Vini Jr em Madri. E vai repetir o trajeto assim que acabar a folia, mas para passar férias prolongadas. É a forma que encontrou de viver esse novo amor, desde que os dois assumiram o relacionamento, em outubro do ano passado.

— O maior desafio do namoro a distância é viver momentos legais sem ter a pessoa do lado. Isso pega. O Vini está num jogo importante, queria vê-lo. Imagino que ele sinta o mesmo quando estou vivendo coisas legais aqui. Mas tem sido gostoso, está funcionando. Estou muito mais tranquila, encarando nossa relação como namoro mesmo, um passo de cada vez. Não tenho pretensão de morar fora do país. Não está na minha cabeça, e eu também tenho três filhos, não é tão simples assim.

Frisar que não quer deixar o Brasil é uma forma de espantar boatos, já que Virginia encerrou há duas semanas o contrato com o SBT, onde apresentava o “Sabadou”. Os seguidores estão apressados para vê-la no altar?

— Eu sei que, se fosse antigamente, daria um mês e eu já estaria lá em Madri (risos). Acho que isso é maturidade. Tenho que viver para aprender. Isso eu vivi. E o Vini também é mais cuidadoso, de boa, aprendo muito com ele. E estou gostando dessa minha nova versão.

Falar de calma numa relação torna impossível não fazer comparações com o que ela viveu com o ex, o cantor Zé Felipe. Eles engataram um romance durante a pandemia, em julho de 2020. Após o anúncio, já estavam morando juntos, e, em menos de dois meses, ela engravidou da primeira filha do casal.

— Já vivi um relacionamento muito intenso com o Zé Felipe. Sei o que dá certo e o que não dá. E não falo como uma reclamação. Hoje, nossa relação é baseada nos nossos filhos. Claro que, quando nos encontramos, falamos de outras coisas, nos cumprimentamos, tudo normal. Mas no WhatsApp, só conversamos sobre a crianças.

Os pequenos, aliás, parecem já estarem acostumados com os pais separados e andam encantados também pelo padrasto e a família dele. Recentemente, viralizou um momento em que as crianças chamavam Fernanda, a mãe de Vini, de “vovó”.

— Fiquei surpresa de baterem tanto nessa tecla, como se fosse algo negativo. A gente chama a Fernanda de “mama” ou “vovó mama”. As crianças acabam ouvindo Jamile, a outra neta, também a chamando de “vovó” e aprendem. Isso foi um gesto de carinho. Eu fico é agradecida por isso. É gratificante a família inteira dele querer estar conosco. Se a família do Vini não tratasse bem os meus filhos, esse relacionamento nem existiria.

Esse momento foi quase um ponto fora da curva na forma como Virginia tem lidado com o romance. Ela diz que tem exposto bem menos nas redes sociais o que acontece entre eles. Grande mudança para quem mostra nos stories do Instagram quase 24 horas de seu dia (com direito a especificação do horário).

O casal continua aparecendo em fotos “bregas” (como ela mesma define os balões de coração e outras coisas mais), trocam declarações públicas... mas ela sabe que Vini Jr é mais reservado e, por isso, tem balanceado tudo isso.

— Eu faço o Vini passar vergonha (risos), ele é tímido, mas já falei: “Sua namorada é assim, tem que aceitar”. Ao mesmo tempo, respeito que ele é reservado e tenho exposto menos nossa relação. Não quero que ele se sinta desconfortável. E estou amando viver tanta coisa em off. Tive que colocar um pé no freio para esse relacionamento dar certo, e está sendo muito especial. Estamos parecendo dois adolescentes. Tem sido leve. É maravilhoso!

Por isso, não venham com cobranças. Nem mesmo para ela garantir outro título além do de carnaval: o da Copa do Mundo, em julho deste ano.

— Não me cobrem. Vão lá falar com o Vini Jr, com o Neymar, o Paquetá, o Militão... (risos). Eu, estou fora. Aliás, estarei na torcida, igual o Brasil todo. A gente vai ganhar o hexa, se Deus quiser.

Equipe

Texto: Leonardo Ribeiro. Fotos: Ygor Marques @. Beleza: Niki Miguel @. Styling: Rodolpho Rodrigo @