Cultura Pop

Beth Pinho se muda para casa doada por Marieta Severo no Retiro dos Artistas

Atriz, ex-mulher de Otávio Augusto, passa a viver em unidade construída por meio de doação da veterana Marieta Severo

Agência O Globo - 06/02/2026
Beth Pinho se muda para casa doada por Marieta Severo no Retiro dos Artistas
Beth Pinho se muda para casa doada por Marieta Severo no Retiro dos Artistas

Beth Pinho, atriz do grupo Oficina e ex-mulher de Otávio Augusto, é a mais nova moradora do Retiro dos Artistas, instituição que acolhe profissionais das artes no bairro Pechincha, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ela se mudou para uma das sete casas erguidas graças a doações da consagrada Marieta Severo. A chegada de Beth foi celebrada nas redes sociais do Retiro dos Artistas.

"Atriz por formação, Beth sempre teve um olhar especial para os bastidores e para a produção artística. Sua trajetória é marcada por uma atuação forte e comprometida com a classe artística: começou no Teatro Oficina, foram 25 anos como vice-presidente e secretária-geral do Sindicato dos Artistas, além de dois anos como vice-presidente da Federação Internacional dos Artistas", destacou a instituição em publicação no Instagram.

Ex-mulher do também ator Otávio Augusto — com quem tem as filhas Manoela, de 53 anos, e Mariana, de 49 —, Beth integrou o grupo Teatro Oficina, em São Paulo, entre as décadas de 1960 e 1970.

Fundado em 1918, o Retiro dos Artistas oferece apoio a profissionais do entretenimento em situação de vulnerabilidade. O espaço, com 15 mil metros quadrados, foi doado pelo jornalista e empresário tcheco Frederico Figner, pioneiro da indústria fonográfica no Brasil. Atualmente, a instituição abriga 43 moradores e depende de doações e trabalho voluntário.

Os residentes contam com aulas de atuação e dublagem. Em novembro de 2025, foi anunciada a criação de um centro cultural no local, com apresentações teatrais e musicais, sessões de cinema, contação de histórias, debates na biblioteca, exposições, bailes de dança de salão e atividades de estímulo cognitivo, como arteterapia e escrita autobiográfica.