Cultura Pop

Macaulay Culkin lamenta morte de Catherine O'Hara, sua mãe em 'Esqueceram de Mim'

Ator homenageia atriz com mensagem emocionante: 'Achei que tínhamos tempo'

Agência O Globo - 30/01/2026
Macaulay Culkin lamenta morte de Catherine O'Hara, sua mãe em 'Esqueceram de Mim'
Macaulay Culkin lamenta morte de Catherine O'Hara, sua mãe em 'Esqueceram de Mim' - Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (30), poucas horas após a notícia da morte de Catherine O'Hara circular, Macaulay Culkin usou as redes sociais para prestar sua homenagem à atriz. O'Hara interpretou a mãe de Culkin nos filmes "Esqueceram de Mim" (1990 e 1992), tornando-se uma figura marcante na carreira do ator. Em seu perfil oficial no Instagram, Culkin compartilhou uma mensagem emocionada.

“Mamãe. Achei que tínhamos tempo”, escreveu o ator na legenda de uma foto. “Eu queria mais. Queria sentar numa cadeira ao seu lado. Eu te ouvi, mas tinha tanta coisa mais para dizer. Eu te amo. Até mais.”

Em dezembro de 2023, os dois voltaram aos holofotes mundiais ao se reencontrarem na Calçada da Fama de Hollywood. Na ocasião, Macaulay Culkin, que ficou famoso ainda criança ao interpretar Kevin no clássico natalino, foi homenageado com uma estrela no local. Catherine O'Hara fez um discurso comovente para o colega.

“'Esqueceram de Mim' foi, é e sempre será uma sensação global amada. E a razão pela qual famílias em todo o mundo não conseguem passar um ano sem assistir e amar o filme é por causa de Macaulay Culkin”, afirmou a atriz. “Eu sei que você trabalhou muito, mas você fez com que atuar parecesse a coisa mais natural de se fazer no mundo. Macaulay, parabéns. Você merece sua estrela na Calçada da Fama de Hollywood. E obrigado por me incluir, sua falsa mãe que te deixou sozinho em casa não uma, mas duas vezes, para compartilhar esta feliz ocasião. Estou muito orgulhosa de você.”

Catherine O'Hara ganhou projeção internacional ao viver a mãe de Kevin, mas conquistou uma nova geração de fãs ao interpretar Moira Rose na série "Schitt’s Creek", papel pelo qual recebeu o Emmy de Melhor Atriz em Série de Comédia após 80 episódios.

No cinema, destacou-se em comédias do estilo mockumentary, como "O Melhor do Show" (2000) e "Os Grandes Músicos" (2003), além do clássico "Os Fantasmas se Divertem" (1988). Seu trabalho mais recente foi na série "O Estúdio", da Apple TV, ao lado de Seth Rogen, o que lhe rendeu mais uma indicação ao Emmy.

O'Hara estava confirmada no elenco da segunda temporada de "O Estúdio" e também integrava o elenco de "The Last of Us", interpretando Gail Lynden.

Ao longo da carreira, a atriz conquistou dois prêmios Emmy. O primeiro veio em 1982, pelo trabalho como roteirista no programa humorístico "SCTV Network 90", que revelou talentos como Eugene Levy, Martin Short, Rick Moranis e Andrea Martin.

Entre os diretores com quem trabalhou, destacam-se Martin Scorsese ("Depois de Horas", 1985), Warren Beatty ("Dick Tracy", 1990) e Ron Howard ("O Jornal", 1994). Também participou de séries como "A Sete Palmos", "Desventuras em Série", "30 Rock" e "Modern Family".

Nascida e criada em Toronto, Canadá, Catherine O'Hara era a sexta de sete filhos. Conheceu o marido, o designer de produção Bo Welch, nos bastidores de "Os Fantasmas se Divertem". O casal se casou em 1992 e teve dois filhos, Matthew e Luke.