Cultura Pop

Indicado ao Oscar, Wagner Moura teve passagem relâmpago por novelas antes de se dedicar ao cinema

Protagonista de 'O agente secreto', o ator também apostou sua carreira nas séries

Agência O Globo - 24/01/2026
Indicado ao Oscar, Wagner Moura teve passagem relâmpago por novelas antes de se dedicar ao cinema
Wagner Moura no Critics Choice Awards 2026 - Foto: Reprodução / Redes Sociais

Wagner Moura, indicado ao Oscar de Melhor Ator e primeiro brasileiro a concorrer na categoria, consolidou sua trajetória principalmente no cinema e em séries de televisão. Apesar disso, o protagonista Marcelo de "O agente secreto" teve breves experiências em novelas ao longo de sua carreira.

Antes de se destacar internacionalmente, o ator de 49 anos participou de apenas duas novelas. Sua estreia no gênero foi como Gustavo, personagem principal de "A lua me disse", folhetim das sete escrito por Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa, exibido originalmente em 2005.

Dois anos depois, Moura ingressou no horário nobre interpretando o vilão Olavo em "Paraíso tropical", trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares. Sua parceria com Camila Pitanga, a eterna Bebel, marcou época e tornou o casal um dos mais lembrados da teledramaturgia brasileira.

Após o término de "Paraíso tropical", Wagner Moura optou por não retornar às novelas, direcionando sua carreira para produções internacionais. Entre seus trabalhos de destaque está a série "Narcos", na qual viveu Pablo Escobar e recebeu uma indicação ao Globo de Ouro.

No cinema, Moura participou de grandes produções após sua última novela, incluindo "Serra Pelada" (2013), "Praia do Futuro" (2014) e o recente "O agente secreto".

Ex-BBB faz participação em ‘O agente secreto’; saiba quem é

Famosos e anônimos brasileiros invadem perfil do Oscar após indicações de 'O agente secreto': 'Olha nós aqui de novo'