Cultura Pop
Xamã de Anitta, Max Tovar detalha trabalho com famosos: "Eles também têm dores e traumas"
Mineira lança livro com ferramentas para ajudar o público na busca por autoconhecimento
Conhecida como xamã ou cosmoterapeuta de Anitta, Max Tovar atua há quase 40 anos no campo do autoconhecimento e da limpeza energética. Seja para a cantora ou para qualquer pessoa que a procure, a mineira dedica-se a técnicas que promovem o equilíbrio emocional e o bem-estar. Agora, Max lança o livro “Musculatura da alma”, ampliando o acesso a algumas das ferramentas que utiliza em seu trabalho.
— Cada um enxerga o mundo por meio de lentes. Às vezes, é preciso limpá-las para se tornar mais consciente das próprias ações. Meu método coloca a pessoa diante de si mesma, para que possa se conhecer e fazer escolhas. Se está satisfeito com algo, ótimo. Se deseja mudar, é preciso entender como transformar crenças, lidar com emoções e comportamentos repetitivos. É como uma academia: o resultado não vem de imediato, é preciso exercitar — explica Max, que já publicou outros quatro livros.
Na nova obra, a autora apresenta textos simples, compartilha experiências pessoais e propõe atividades de reflexão e desenhos. Anitta, inclusive, gravou as meditações guiadas que acompanham o livro.
— Faz três anos que a Anitta me procurou para iniciar os trabalhos. Depois, ela quis se aprofundar, leu o rascunho do livro e se envolveu com dedicação e seriedade, como todos conhecem. Ela me disse que gostaria que mais pessoas tivessem acesso às ferramentas que estavam ajudando tanto em sua vida — conta Max.
Anitta, que passou por mudanças significativas nos últimos anos, afirma que o autoconhecimento foi uma escolha corajosa: “Senti que estava funcionando quando comecei a dizer ‘não’ e a me priorizar. Ultrapassei meus limites por muito tempo. Passei a ter uma percepção mais consciente sobre com quem e como quero passar meu tempo. Buscava equilíbrio”, relata a cantora.
A decisão de desacelerar os lançamentos musicais e priorizar a saúde surpreendeu fãs, e alguns chegaram a atribuir as mudanças à influência de Max Tovar, que reage com bom humor.
— A Anitta é uma personagem artística criada pela Larissa. Não separo as duas. Hoje, as pessoas buscam cuidar da saúde mental, do coração, seguir seu propósito e fazer do trabalho uma extensão do bem-estar — comenta a terapeuta, que já atendeu outros famosos como Thiaguinho, Wanessa Camargo e Fernanda Souza. — Não é porque alguém é celebridade que não tem dores ou traumas.
Max destaca que, em seu método, não há condenação ao sucesso ou à busca por bens materiais. Tudo é tratado de forma integrada.
— Havia a percepção antiga de que, para alcançar o mundo espiritual, era preciso abrir mão do material. Mas não há condenação. Está tudo conectado. Quando as pessoas seguem o propósito de alma, reconhecem seu lugar no mundo e transbordam em riqueza, conhecimento e oportunidades para outros. É como um pé de laranja: quando está saudável, não conta quantas frutas tem, apenas oferece abundância. Assim é o universo.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado