Cultura Pop

Nos 90 anos de Mauricio de Sousa, relembre como nasceu Mônica, personagem icônica dos quadrinhos

A garotinha de vestido vermelhou começou como coadjuvante e foi inspirada em uma das filhas do cartunista

Agência O Globo - 27/10/2025
Nos 90 anos de Mauricio de Sousa, relembre como nasceu Mônica, personagem icônica dos quadrinhos

Nesta segunda-feira (27), o cartunista Mauricio de Sousa completa seus 90 anos! O criador da Turma da Mônica tem recebido diversas homenagens nas redes sociais, desde artistas que se inspiram na arte do desenhista até fãs que cresceram com suas histórias. Na última semana, o aniversariante deste dia ganhou até mesmo uma homenagem nos cinemas, com a estreia de . Neste dia especial, relembre como nasceu uma das personagens mais famosas dele, a Mônica!

'Criança esperança' tem especial ao vivo com Eliana, Xuxa e Angélica nesta segunda; saiba detalhes

Ingrid Guimarães conta que grude com Rafa Chalub tem causado ciúmes em amigos famosos: 'Eu sou assim'

A personagem tão famosa, tem 62 anos de existência. No início, ela era coadjuvante nas histórias de Maurício. O cartunista criou primeiro tirinhas com Bidu e Franjinha, em 1959. Outros personagens foram aparecendo depois, como Cascão e Cebolinha, até que a menina de vestido vermelho chegou em 1963.

A primeira aparição de Mônica foi em uma tirinha do Cebolinha. A inspiração para ela estava na própria família de seu criador. Maurício se inspirou em sua filha, , que também tinha uma personalidade bem forte e vivia com um coelho de brinquedo na infância, como a personagem que acabou se tornando a protagonista das histórias do cartunista.

Mônica foi ganhando cada vez mais popularidade nas histórias, até que se tornou a líder da turma. A primeira história em quadrinhos com ela no protagonismo se chamou "Mônica e a sua turma", cuja edição de estreia surgiu em 1970. De lá para cá, a personagem seguiu famosa e inspirou filmes, brinquedos, desenho e muito mais.

Em 2007, Mônica foi nomeada embaixadora da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). No ano de 2008, ela se tornou embaixadora do turismo no Brasil. Agora, ela segue como uma das maiores criações de Mauricio de Sousa.