Conhecimento

Teste o corretor de redação do Enem que estima sua nota sobre envelhecimento

Alunos que saíram com o rascunho do texto conseguem estimar sua nota com simulador

Agência O Globo - 11/11/2025
Teste o corretor de redação do Enem que estima sua nota sobre envelhecimento

Uma ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pelo GLOBO, em parceria com o grupo Eureka, permite que candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estimem a nota obtida em suas redações. A plataforma avalia os textos com base nos mesmos critérios utilizados pelos corretores oficiais.

O estudante pode redigir o texto diretamente na plataforma, seja pelo celular ou computador. Também é possível escrever a redação à mão, fotografar a folha e conferir a transcrição feita pela inteligência artificial, realizando ajustes se necessário. Após esse processo, basta solicitar a correção.

Para o professor Marco Saliba, do Grupo Eureka, o tema do envelhecimento é uma discussão relevante para a juventude, público predominante do Enem, refletir:

— E não é muito difícil. Isso dá oportunidade aos estudantes de mostrarem suas habilidades textuais, já que possuem domínio maior do que discutir. É uma proposta fantástica — afirma.

Caroline Lucena, coordenadora de Redação do Elite Rede de Ensino, sugere diferentes abordagens para o tema:

Social: o envelhecimento populacional no Brasil e o impacto sobre políticas públicas e estrutura familiar.

Econômico: o aumento da expectativa de vida pressiona o sistema previdenciário e o mercado de trabalho — como garantir sustentabilidade e dignidade?

Cultural: o etarismo (preconceito etário) e a valorização da juventude em detrimento da experiência.

Tecnológico: a inclusão digital dos idosos e o papel da tecnologia na promoção da autonomia.

Saúde e bem-estar: a importância de políticas de saúde preventiva e de cuidados a longo prazo.

A ferramenta do GLOBO não apenas aponta erros, mas também sugere melhorias, analisando as cinco competências exigidas pela prova. Vale ressaltar que o resultado é uma estimativa baseada na avaliação da inteligência artificial, podendo divergir da opinião dos corretores oficiais.

Saliba ressalta que toda tecnologia educacional deve ser vista como mais um recurso dentro de um processo pedagógico maior:

— Tem o lápis, o caderno e a plataforma digital. Ela não substitui o professor, mas pode ajudar muito como ferramenta adicional para aprimorar a escrita e corrigir questões pontuais às vésperas do exame, contribuindo para o aumento da nota.