Conhecimento

Camilo Santana orienta estudantes na véspera do Enem e destaca redução da evasão escolar

Exame será realizado neste domingo em mais de 1.800 municípios do país

Agência O Globo - 08/11/2025
Camilo Santana orienta estudantes na véspera do Enem e destaca redução da evasão escolar
Ministro Camilo Santana na Comissão de Educação - Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), realizou um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV na noite deste sábado (8) para reforçar orientações aos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado neste domingo em 1.805 municípios brasileiros. Santana pediu calma aos estudantes durante a leitura das questões e destacou o papel do Enem como oportunidade de transformação de vida.

— Nós estamos prontos para aplicar a prova em 1.805 municípios brasileiros. O Enem é esse acontecimento com um só objetivo: a oportunidade de transformar a vida pela educação. Amanhã é um dia importante para o seu futuro. Chegue com antecedência. Leia as questões com calma e lembre-se: chegou a sua vez. O Enem é para você — afirmou o ministro.

Durante o pronunciamento, Camilo Santana também ressaltou que, segundo o governo federal, houve uma redução de 50% na evasão escolar do ensino médio em todo o país.

Aplicação do Enem

A primeira etapa do Enem 2025 contará com questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília), com início das provas às 13h30 e término às 19h.

Neste ano, mais de 3,9 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame, que será realizado em dois domingos consecutivos, nos dias 9 e 16 de novembro. Os participantes responderão a 180 questões de múltipla escolha e produzirão uma redação.

O gabarito oficial será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até o dia 26 de novembro.

Durante o fim de semana, o jornal O Globo transmitirá, a partir das 18h30, uma correção extraoficial e gratuita com 70 professores do Elite Rede de Ensino, que farão análises ao vivo das questões e do tema da redação. O objetivo é auxiliar os candidatos a compreenderem o nível de dificuldade da prova e oferecer comentários sobre os conteúdos cobrados.