Cidades

Renan Calheiros participa de sessão especial de ‘Anatomia do Caos’ nesta quinta em Arapiraca

Documentário sobre os bastidores da CPI da Covid será exibido no Partage Shopping; Luciano Barbosa também participa da sessão para convidados

Redação 27/08/2026
Renan Calheiros participa de sessão especial de ‘Anatomia do Caos’ nesta quinta em Arapiraca
Renan teve atuação fundamental na CPI da Covid

O senador Renan Calheiros (MDB) participa nesta quinta-feira (27), em Arapiraca, de uma sessão especial do documentário “Anatomia do Caos”, produção que mergulha nos bastidores da CPI da Covid-19 no Senado Federal.

A exibição acontece às 19h, no Cinesystem do Partage Shopping Arapiraca, e será exclusiva para convidados. Além de Renan, que exerceu a função de relator da CPI, o evento contará com a presença do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa. Antes da projeção, os dois deverão fazer uma breve fala de abertura.

A presença do senador ganha significado especial porque Renan Calheiros foi um dos personagens centrais dos trabalhos da comissão instalada pelo Senado em 2021 para investigar a atuação do governo federal durante a pandemia da Covid-19. Como relator, coube a ele conduzir parte significativa das investigações e elaborar o relatório final da CPI.

Dirigido pela cineasta Dandara Ferreira, “Anatomia do Caos” teve acesso aos bastidores do Senado durante os trabalhos da comissão e reúne imagens de depoimentos, reuniões, embates políticos e momentos de tensão que marcaram a investigação. O longa tem 88 minutos de duração e estreou nos cinemas brasileiros em julho deste ano.

O documentário acompanha a trajetória completa da CPI da Covid e busca reconstruir cinematograficamente um dos períodos mais marcantes da história recente do país. Entre os personagens retratados estão integrantes da comissão, depoentes e autoridades envolvidas nas discussões sobre a condução da emergência sanitária.

A produção também aborda as consequências humanas da pandemia e recupera discussões que mobilizaram o país durante meses. A CPI investigou, entre outros pontos, decisões tomadas durante a crise sanitária e a atuação de autoridades públicas no enfrentamento da Covid-19.

Sessões abertas ao público


Depois da sessão especial desta quinta-feira, o público de Arapiraca também poderá assistir a “Anatomia do Caos” na sexta-feira (28) e no sábado (29).

As exibições abertas acontecem em dois horários:

15h e 19h, no Cinesystem do Partage Shopping Arapiraca.

A programação coloca Arapiraca no circuito de exibição de uma produção nacional que transforma em registro audiovisual os bastidores de uma comissão parlamentar que ocupou o centro do debate político brasileiro durante a pandemia.

Com direção de Dandara Ferreira e roteiro assinado por ela e Élcio Verçosa Filho, o filme tem produção da Movioca Content House, Las Margaridas e LabAV e distribuição da Descoloniza Filmes.