Cidades
Reunião discute implantação do programa Minha Casa, Minha Vida Rural para comunidades indígenas
Na manhã desta quarta-feira (5), representantes do Instituto Habitar, da Prefeitura de Palmeira dos Índios e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) se reuniram para discutir a implantação do programa Minha Casa, Minha Vida Rural voltado às famílias indígenas em situação de vulnerabilidade que vivem nas aldeias do município.
O Minha Casa, Minha Vida Rural é uma vertente do programa habitacional federal destinada à construção ou melhoria de moradias em áreas rurais, com subsídios e financiamentos a famílias do campo, agricultores familiares, trabalhadores rurais e comunidades tradicionais — entre elas, indígenas e quilombolas.
Durante o encontro, foram apresentadas as etapas iniciais do projeto e as estratégias para o levantamento das demandas habitacionais das aldeias indígenas locais. Segundo o diretor-presidente do Instituto Habitar, João Rafael, o momento representa o início do processo de planejamento junto ao Ministério das Cidades.
Participaram da reunião representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social e dos Povos Originários e Tradicionais, além de lideranças indígenas da região. O grupo deve realizar, nas próximas semanas, visitas às comunidades para identificar as famílias que poderão ser contempladas pelo programa.
A iniciativa busca assegurar o direito à moradia digna e promover a inclusão social de famílias indígenas que vivem em condições precárias nas áreas rurais de Palmeira dos Índios.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026