Cidades
IMA suspende licença da Braskem para demolições em bairros afetados pela subsidência em Maceió
Instituto apontou falhas graves no manejo de resíduos sólidos e volumes não correspondentes ao plano aprovado nas áreas desocupadas
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) decidiu suspender a licença ambiental que permitia à Braskem realizar demolições e atividades de apoio nos bairros de Maceió atingidos pelo afundamento do solo. A determinação, assinada pelo diretor-presidente Gustavo Ressurreição Lopes, foi publicada no Diário Oficial em 24 de outubro.
O IMA fundamentou a medida no descumprimento de condições estabelecidas no licenciamento ambiental concedido à empresa. O principal motivo apontado foi a falha no manejo dos resíduos sólidos gerados durante as demolições e as divergências encontradas entre os volumes de entulho informados pela Braskem e o que estava, de fato, registrado no sistema de controle ambiental do estado.
A portaria N° 204/2025 destaca que vistorias in loco realizadas pelo órgão ambiental constataram que, em várias quadras, "os resíduos encontram-se em cotas significativamente superiores às previstas e aprovadas pelo IMA".
O Instituto ressaltou que, mesmo após ter notificado a Braskem sobre as irregularidades, os resíduos continuaram em níveis acima do permitido. O órgão intimou a empresa a prestar esclarecimentos, mas a resposta apresentada pela Braskem não foi considerada suficiente pelas autoridades ambientais alagoanas.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026