Cidades
Coruripe intensifica busca ativa vacinal contra o sarampo após alerta nacional
Município reforça estratégias para localizar e vacinar pessoas com doses em atraso ou não vacinadas

A Secretaria de Saúde de Coruripe iniciou uma busca ativa vacinal para identificar e imunizar moradores que ainda não tomaram a vacina contra o sarampo, com base no alerta emitido pelo Ministério da Saúde sobre o aumento de casos da doença no Brasil.
A ação preventiva foi motivada pelo recente surto registrado no estado do Tocantins, onde casos foram confirmados, reacendendo o sinal de alerta em todo o país. O sarampo, que havia sido eliminado do Brasil, volta a preocupar as autoridades sanitárias pela sua alta transmissibilidade e pelo risco de surtos em regiões com baixa cobertura vacinal.
“Estamos fazendo uma busca ativa vacinal para aquelas pessoas que ainda não tomaram a vacina. Isso se deve ao alerta nacional, já que tivemos no Tocantins, casos confirmados. O sarampo era uma doença que já estava eliminada no país, e agora volta a aparecer, o que exige atenção e ação imediata”, explicou o secretário de Saúde, Maykon Beltrão.
A busca ativa vem sendo realizada pelas equipes de saúde da família, com atualização de cadastros nas unidades básicas e o cruzamento de dados para localizar pessoas com esquema vacinal incompleto, principalmente crianças, adolescentes e adultos jovens (faixas etárias com maiores lacunas de vacinação).
A enfermeira Nathallya Azevedo, gerente municipal de Imunização, reforçou a importância da iniciativa.
“Nosso objetivo é não deixar ninguém de fora. A vacina é a única forma eficaz de prevenção contra o sarampo, estamos tentando localizar as pessoas que, por algum motivo, não compareceram às unidades de saúde. A busca ativa é uma estratégia fundamental para garantir a proteção coletiva e evitar a reintrodução da doença no nosso município”, destacou.
Além da busca ativa, as Unidades Básicas de Saúde estão com a vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) disponível durante toda a semana.
O combate ao sarampo depende da participação ativa de toda a comunidade. A vacinação é gratuita, segura e essencial para manter Coruripe livre da doença.
O que a população deve fazer:
• Procurar a UBS mais próxima e apresentar o cartão de vacina;
• Levar crianças, adolescentes e adultos que ainda não tomaram as duas doses recomendadas;
• Informar a equipe de saúde caso haja suspeita de sintomas como febre, manchas vermelhas na pele, coriza ou conjuntivite.
Mais lidas
-
1EUA
O jornal The New York Times publica hoje (14) um ensaio do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, na sequência da pressão dos EUA sobre o Brasil, para um "diálogo aberto e honesto com o presidente dos EUA".
-
2POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
3HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
4PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
5ESTREIA
The Voice Brasil estreia no SBT com Tiago Leifert e Boninho em nova fase ao lado da Disney+